quarta-feira, 13 de junho de 2012

ADÃO E EVA NO PARAÍSO



Deus criou a Luz… Criou terra e céu, mares e rios, plantas e animais… E Deus criou o Homem para que habitasse entre toda a criação, cuidando e usufruindo de tudo o que Ele havia criado! Mas o Homem, apesar de ter tudo o que necessitava para si, não estava feliz… o homem era solitário. Faltava-lhe um par, um complemento. E então, Deus fez a Mulher a partir do Homem.
Mas, texto bíblico à parte, o importante é percebermos que Homem e Mulher têm a mesma origem, sendo ambos iguais e complementares.
Algum tempo atrás, fiz uma escultura em madeira - um entalhe em tronco de Bracatinga, na verdade - que representava justamente esta visão de integralidade e complementaridade do casal Homem-Mulher. Tratava-se da estilização de duas árvores, com seus troncos retorcidos, que compartilhavam do mesmo solo, tendo suas raízes e suas copas unidas cada qual em massa única e indivisível; cada tronco representando toscamente uma figura humana, uma masculina e outra feminina. Os troncos - corpos - não se tocavam, a não ser pelas raízes e pela ramas das copas. Encimando a escultura, um entalhe de um sol de oito raios e uma lua crescente sobrepostos.
Vamos discorrer um pouco sobre este simbolismo: 
O Homem e a Mulher são seres humanos, iguais em origem, inteligência, capacidades e direitos, ambos tem as mesmas "raízes", cravadas no mesmo solo de onde vem seu sustento - tanto no sentido e alimento como no de ponto de apoio e fixação. Quando ambos formam um casal e decidem seguir uma vida juntos, devem permitir justamente que suas vidas se entrelacem e que seus objetivos se coadunem em um só, para o bem e progresso comum. Seus sonhos e metas - as ramas dessas árvores - devem formar uma só massa, sustentada e nutrida por ambos os troncos; forte e vigorosa de tal modo que os vendavais da vaidade, as tempestades das desilusões, o granizo do desemprego e da desordem financeira, a seca da rotina e os gafanhotos das tentações mundanas, não possam desfolhar nem destruir, mantendo-se sempre alta e verdejante, em direção ao céu das realizações!
Homem e Mulher devem sempre se olhar nos olhos e ser transparentes em seus sentimentos e pensamentos, atos e palavras. Somente a sinceridade é fertilizante capaz de manter estas árvores bem viçosas para que nenhuma esmoreça com o tempo, nem que uma tolha à outra, os nutrientes que necessitam para manterem vivos seus corpos e espíritos!
O sol da sabedoria e do discernimento deve sempre iluminar seu caminho e orientar suas metas, mas a lua crescente lembra que a vida é um ciclo constante e ininterrupto de acende e apaga, abre e fecha, sobe e desce; e que tudo deve ser medido e ponderado, trabalhando-se e descansando, divertindo-se e estudando, de forma regrada, sem exagerar em nenhuma atividade.
As "Árvores da Vida e do Conhecimento", das quais nos falam o Gênesis e de onde Adão e Eva provaram o fruto proibido, nada mais são que nós mesmos, seres humanos, com nossa capacidade de criar, aprender, gerar e multiplicar. Nós povoamos o mundo, com nossos descendentes e com nossas ideias!
Desta forma, Homem e Mulher, firmados na certeza de serem iguais e de possuírem raízes interligadas e profundamente fixadas em terreno fértil; olhando-se nos olhos e mantendo seus objetivos alinhados e bem orientados pela boa vontade e pela razão, seguirão juntos a estrada da vida na certeza de que seus frutos não se perderão pelo caminho e que as sementes resultantes, brotarão e gerarão novas árvores frondosas para ornamentar, sombrear e embelezar os jardins do mundo em que vivemos - e de outros mundo que estão por vir!

Abraços Fraternos
.'.

2 comentários:

  1. Homem e Mulher devem sempre se olhar nos olhos e ser transparentes em seus sentimentos e pensamentos, atos e palavras. Somente a sinceridade é fertilizante capaz de manter estas árvores bem viçosas para que nenhuma esmoreça com o tempo.

    Eu pessoalmente gostei muito dessa parte ameiiii....

    ResponderExcluir
  2. Gostei bastante da postagem! Todos os relacionamentos devem estar pautados na confiança, no crescimento mútuo.
    Escrevi um pequeno texto sobre minha concepção de amor e relacionamento, decorrente de uma discussão que tive com minha terapeuta, na época que fazia terapia, há uns 3 anos e pouco.. Vou te mandar por e-mail. Acho que é um bom assunto para uma próxima postagem!
    Abraços

    ResponderExcluir