sexta-feira, 8 de junho de 2012

SOMOS O QUE COMEMOS...




Não quero falar de dietética, nutrição ou hábitos alimentares. Não sou a pessoa mais indicada pra isso; não sou nutrólogo, nutricionista, endocrinologista ou nada parecido. Não quero colocar a frase "Somos o que comemos" como uma logo de propaganda de bem alimentar-se. Na verdade, uso-a aqui como uma norma de conduta para tudo o que fazemos em nossa vida.
Certamente todos já ouviram a máxima "tudo em excesso faz mal", e talvez, seja esta uma das maiores verdades da vida. Do mesmo modo que "somos o que comemos", pois, mesmo parecendo estranho a primeira vista, ambas as máximas podem ser vistas por um prisma um pouco diferente que as nivelam e nos fazem meditar.
Todos os nossos atos refletem em nossa vida. O que comemos, o que falamos, o trabalho que realizamos (ou deixamos de realizar!), as amizades que cultivamos, enfim, tudo! Somos um amálgama formados por atos, pensamentos, realizações, intenções e interações. Da mesma forma que nosso corpo necessita de nutrientes advindos de bons alimentos para seu perfeito desenvolvimento e manutenção; da mesma forma de quando cometemos abusos alimentares e ingerimos excessos de calorias, conservantes e aditivos sem valor dietético e nutricional, sofremos de problemas de saúde, obesidade, má-nutrição e afins; assim também nosso ser, no sentido mais integral possível, como conjunto de corpo, mente, personalidade e indivíduo social, reage aos fatores diversos com os quais interagimos de forma direta e proporcional. 
Ao realizarmos uma "boa ação", ou um ato altruísta qualquer, a nossa capacidade de interagir de forma empática com as outras pessoas se amplia ainda mais, facilitando-nos a realização de mais e mais benesses aos outros e isso resulta em uma energia de atração, que fará com que as outras pessoas nos vejam como seres bons, confiáveis e amáveis, mesmo que não seja esta a nossa intenção ao praticar o ato inicial. Em situação de dificuldade, as pessoas que nos rodeiam terão uma maior disposição em nos ajudar na medida do possível, como uma forma de retribuição a nossa boa conduta, mesmo que o façam sem esta intenção diretamente. Ao fazer o bem, somos impelidos a continuar praticando o bem e levamos outras pessoas a também agir de forma beneficente.
Se cultivamos amizades verdadeiras, sem interesses secundários, de ganho material ou quaisquer outros que sejam, rodeamo-nos de verdadeiros soldados que estarão prontos a nos defender e proteger no momento da tribulação, da mesma forma que o faríamos, sem esperar nada em troca, a não ser a felicidade e bem estar alheio.
Da mesma forma, ao mergulharmos nos mananciais do conhecimento em busca de crescimento intelectual, as portas da oportunidade e do sucesso abrir-se-ão com maior facilidade para nós, de modo a podermos usufruir dos frutos que só o estudo é capaz de produzir. Ao trilharmos nossos passos guiados pela ética e pela moral, teremos sempre a certeza de praticar a justiça, buscando a perfeição em tudo que realizamos, sabendo, porém, que nunca a alcançaremos, mas jamais desistindo de a perseguir.
Diz-se que o homem é fruto do meio em que vive. Digo que isso é apenas uma meia-verdade! Um morador de uma favela não precisa ser bandido, só por estar em um ambiente que não lhe proporciona as melhores condições de vida possíveis; bem como, um político não tem que ser corrupto, só por estar em um meio corrompido. Somos todos dotados de livre-arbítrio! Somos o que comemos... Somos reflexo do que praticamos... Somos frutos de nossas ações, pensamentos e emoções. Somos Humanos! Todos iguais e diferentes ao mesmo tempo, em si próprios. Únicos!

Fraternos Abraços!
.'.

6 comentários:

  1. Est.´. BPr.´. Benjamin Franklin,
    Salute e Fratellanza!

    Tens demonstrado nesses anos em que trabalhas como operário assíduo e dedicado às obras e compromissos da Maçonaria Florestal, ser um Mestre da Madeira e dos Muros, forjado no fogo brando dos Carbonários, a dignidade, o caráter e a honra de um verdadeiro homem "Livre e de Bons Costumes", já tendo comprovado inúmeras vezes o seu latente espírito humanitário portador de um coração repleto de amor e caridade pelo próximo e pelos seus Bons Primos que compõe a sua grande familia de Florestais.
    És, como todos bem o sabem, serdes essa Árvore de bons frutos e madeira da melhor qualidade, com quem temos a honra e a alegria de conviver.
    Receba em nome da Ordem Carbonária Universal e o meu, de minha família e de todos os Bons Primos, o Tríplice e Fraternal Abbraccio.´. Carbonário.
    BPr.´. Giuseppe Garibaldi33.´. REAA.´.
    Grão Mestre Geral da Alta Venda Carbonária

    ResponderExcluir
  2. Interessante! Só tinha visto este ditado "Somos o que comemos"em matérias relacionadas à saúde, nutrição... Você o interpretou num outro sentido que, por sinal, é bem adequado! Somos os atos que praticamos! Somos aquilo que fazemos! E, nesse aspecto, colhemos aquilo que plantamos.
    Parabéns pelo artigo!

    ResponderExcluir
  3. É um ótimo artigo e uma ótima forma de ver as coisas.

    ResponderExcluir
  4. Excelente perspectiva, B.´.Pr.´.!
    Acrescentaria ainda uma outra máxima:
    "Na vida só podemos dar o que temos".
    E isso diz tudo!

    Parabéns mais uma vez pelo artigo.
    Triple Abbraccio!

    ResponderExcluir
  5. SOMOS O QUE COMEMOS, SOMOS O QUE FAZEMOS, SOMOS O QUE SENTIMOS, E RECEBEMOS EM TROCA TUDO AQUILO QUE PRATICAMOS, CONCORDO COM CADA PALAVRA, A INTERPRETAÇÃO ESTÁ PERFEITA.

    ResponderExcluir
  6. Muito bom!!! Excelente pensamento!

    Jefferson.

    ResponderExcluir