sexta-feira, 10 de junho de 2011

O VALOR DO MÉDICO

Para quem não sabe, eu sou médico. Para ser exato, sou Cirurgião Vascular (também conhecido como angiologista, por mais que o termo não seja adequado!). 
A maioria das pessoas ainda cultiva o pensamento que médico, de um modo em geral, é um "cara bem de vida", geralmente um "filhinho de papai" que estudou em escola particular e pode cursar uma faculdade de medicina (que mesmo as públicas, de certo modo, são caras!). Também acham que são os senhores da verdade e que detém nas mão o poder da cura da doença; da vida e da morte!
Pois bem, meus caros... não é verdade!
Realmente concordo que entre os indivíduos que cursam medicina no nosso país existe uma grande parcela vinda de "boas famílias" e com estrutura sócio-econômica mais privilegiada que a da maioria da população, porém, nem todos o são.
Na minha época de Faculdade, eu e outros 7 ou 8 colegas fazíamos parte do "Grupo da Classe Baixa", como nós mesmos nos chamávamos, com certo sarrismo e divertimento! Não me foi fácil entrar para a Faculdade... Estudei em escola pública e consegui uma bolsa de estudos para fazer o "terceirão" em um colégio particular, na minha cidade natal. Dediquei-me arduamente e obtive êxito no Vestibular na Universidade Federal do Paraná, onde cursei medicina com muito orgulho (e muitas dificuldades, principalmente financeiras, já que meu pai esteve bom período desempregado nesta época e eu tinha que trabalhar para prover meu sustento...)
Fui para São Paulo para fazer minhas "especializações" (residência médica) em Cirurgia Geral e Cirurgia Vascular, e lá, o que eu ganhava de bolsa auxílio, mal dava para cobrir as contas de uma pessoa, quem dirá de duas, pois nesse período eu me casara. Resultado: trabalho extra em outros 2 ou 3 hospitais para ter rendimentos suficientes.
O que eu estou relatando aqui não é nenhuma exclusividade minha... a maior parte dos médicos já passou ou ainda passa por isso!
Hoje eu estou no meu oitavo ano pós formado e ainda tenho que trabalhar em nove locais diferentes (entre consultórios, clínicas e hospitais) para obter minha renda e sustentar minha família. 
Ganho bem? Sim, não posso reclamar... mas trabalho bastante para isso...
Em geral, um trabalhador tem uma jornada de cerca de 40 horas semanais, enquanto que nenhum médico trabalha menos que 80 horas semanais, podendo chegar a mais!
Outra coisa indigna é o valor que é pago pelo trabalho do médico!
A figura do médico foi perdendo seu brilho, "Status" e importância com o passar do tempo, e seu trabalho passou a ser cada vem mais mal pago... parte disso é culpa do próprio médico, que se digna a trabalhar em condições precárias e por valores aviltantes.
Se eu vou ao cabeleireiro, posso contar que gastarei uns 20 ou 30 reais (as vezes até bem mais) por um serviço bem feito em um prazo de 15 ou 20 minutos... se tiver fila de espera, paciência! Se um eletrodoméstico enguiça, chamo um técnico... se for o carro, um mecânico... sem nem sequer cogitarem no problema que terão nas mão, uma coisa é certa: a visita desses profissionais será cobrada! Pode ser 60, 80, 100 reais (fora as custas do conserto, claro)...
Agora, quando o paciente entra no meu consultório e começa a relatar seu problemas em busca de alívio para seu sofrimento, ele muitas vezes nem sabe que eu estou aí na sua frente, dedicando meu tempo, ouvidos, experiências e investimentos intelectuais, pela bagatela de alguns poucos cobres, por vezes, até mesmo inferior ao preço daquele corte de cabelo!!!
Hoje trabalho para Convênios Médicos que me pagam com valores referentes a uma tabela de 1992!!! Recebo cerca de 12 reais por uma consulta médica... mas se eu atendo no SUS, aí o valor fica em 10 reais!!!
Estou no consultório e acabo de internar uma senhora que necessita fazer uma cirurgia de revascularização do membro inferior com certa urgência, pois está em risco de perder a perna... Faço isso pensando na paciente, pois sei que é uma cirurgia de alta complexidade, demorada, com riscos, mas que é necessária... contudo, tento evitar de pensar que para isso, receberei cerca de 400 reais... Sinceramente eu acho que é muito pouco, pelo tanto que estudei e me dediquei à minha formação, pela responsabilidade de meus atos que refletem na vida das pessoas (sim! na vida! não no cabelo, no eletrodoméstico ou no carro...), pela confiança e pelas esperanças que são depositas em nós, médicos... É muito pouco!!!
Depois falam que médico ganha muito; que é rico... Não!!! Médico trabalha muito, mas ganha pouco pela hora de seu trabalho, se comparado com muitos outros profissionais...
Meus caros! Só vos peço que da próxima vez que fordes a uma consulta médica, lembrai que aquele profissional que vai vos atender é um ser humano com necessidades como vós, que geralmente recebe pelos seus trabalhos uma remuneração vilipendiada, mas que merece vosso respeito!!!
Encerro aqui meu desabafo!!!

Abraços Fraternos

.'.

2 comentários:

  1. Infelizmente o ser humano olha somente para o próprio umbigo. Prefere reclamar e esbravejar inconstantemente, mesmo sem conhecer a VERDADE por trás das coisas. Vosso relato, B.´.Pr.´., é de extrema importância para aqueles que souberem compreendê-lo. Muitos acham que quem tem profissão firmada é porque conseguiu por sorte do destino e do dinheiro da família ter esse privilégio. Estão equivocadíssimos! Alguns sim, procedem desta forma, e ouso dizer que não vão muito longe, ao menos na polidez ética e moral. Mas muitos literalmente ralam o couro para conseguir ter dignidade e respeito profissional.
    Meu caso é muitíssimo parecido com o seu. Porém, a saúde da qual faço a manutenção é a cultural. Sempre estudei em escola pública, consegui ótimos resultados no vestibular para ingressar em faculdade estadual e a finalizei com louvores, sempre trabalhando arduamente em vários sub-empregos simultâneos e auxiliando como podia a minha família desprovida de riqueza financeira. Hoje, com profissão, estou praticamente na mesma situação, porém, mantenho dignidade e honra. Não dependo de programas assistencialistas do governo, pago meus impostos em dia (questionando-os severamente, é claro) e luto pelo justo. Victor Hugo já dizia que há uma diferença abismal entre o sucesso e o merecimento. Boa parte dos que fazem sucesso, não o merecem.
    Devemos nos dar o devido valor. Reuinirmo-nos em "guildas" para nos protegermos e altivarmos o conceito de nossas profissões é uma prática que deve ser retomada.
    Um fraterno abraço, fratello!

    ResponderExcluir
  2. Meu Estimado BPr.'.
    Perdemos a capacidade regeneradora das reações.
    Chegamos ao fundo do poço! Ninguém reclama!
    O Brasil é um país governado por canalhas, corruptos e ladrões.
    E tem um povo covarde que não protesta, mas assiste calado as mais
    perversas injustiças sem nenhum reclamo! Que país é esse?
    Povo sem virtude acaba por ser escravo, mesmo!
    Quando o Sul se levantou contra a Tirania, a Rede Globo nos acusou de racismo e nazismo.
    E o nosso próprio povo nos rejeitou covardemente. Vereadores, deputados, senadores e o próprio governador viraram as costas para o Movimento Restaurador - O SUl é o meu País -
    Cada povo tem o (des) governo que merece!
    Todavia, acredito que é pelas armas das manifestações que conseguiremos combater e vencer as desigualdades, as injustiças e as mazelas que desvalorizam e submetem o indivíduo a humilhação perversa e indígna dos homens de bem.
    Continue usando dessas armas, meu BPr.'. e o Sagrado Mestre e Carpinteiro do Universo, proverá os nossos reclamos.
    Com o meu inconteste apoio, sempre de P.'. e a O.'.
    BPr.'. Giuseppe Garibaldi33.'.

    ResponderExcluir