terça-feira, 31 de março de 2015

HUMILDADE EM MAÇONARIA

Recebi este texto de um Ir.'. e achei muito pertinente.
Aproveitem!

HUMILDADE EM MAÇONARIA

                                                                                      Por José Maurício Guimarães



Eis que, não mais que de repente, o país passou a falar de HUMILDADE.

As pessoas que não sabem latim adoram um latinzinho de vez em quando; e aí vai:

HUMILDADE vem do latim humilitas,-atis que significa aquele ou aquilo que tem pouca elevação, pequena estatura. Nesta acepção, Napoleão Bonaparte era um sujeito humilde, pois sua estatura era de 1,64 m.

Pablo Picasso foi humilde (1,62 m), assim como Charles Chaplin, Mozart, Dustin Hoffman, Al Pacino, Tom Cruise, Romário, Maradona, Jô Soares , Jean Claude Van Damme, Felipe Massa, os baixinhos da Xuxa e Lula; todos humildes.

HUMILDADE quer dizer também abatimento, estado de quem é lançado por terra, caso em que o Dicionário Houaiss explica como "diferença entre o rumo de governo e a direção real de avanço do navio" (qualquer semelhança com pessoas vivas ou mortas, é mera coincidência).

Melhor que humildade é a palavra MODÉSTIA ‒ ausência de vaidade em relação ao próprio valor e às próprias realizações e êxitos.

A Modéstia pressupõe, mais eficazmente, o comedimento exigido pelas circunstâncias, pelos deveres e pelos usos. A pessoa modesta é, antes de mais nada, sóbria ‒ como e bebe com temperança e equilíbrio; torna-se admirado por sua compostura nas festas e nos momentos difíceis de um grupo.

O homem modesto despreza o luxo e a ostentação; mas veste-se bem e com asseio; aprecia a arte, respeita os livros e a cultura. O homem modesto evita palavreado chulo e piadas sacanas, pois sua estrutura moral faz com que ele fale e haja em conformidade com os padrões morais e éticos da sociedade.

Nos demais casos, onde as palavras são utilizadas para enganar, ganhar votos e corromper, acho que HUMILDADE deveria ser escrita sem 'h' ‒ umildade, com 'u' ‒ porque humildade com H é coisa de gente honesta.

Na Maçonaria há mais pessoas "humildes" do que modestas.

É fácil descobrir a "humildade" desses "irmãos humildes": basta mexer no pedacinho de queijo que eles julgam lhes pertencer. Basta fazer uma crítica e apontar um erro ‒  tais "irmãos humildes", que por coincidência são também "tolerantes", rugirão como leões (ou melhor: hienas), darão murros na mesa ou no altar, apontarão o dedo indicador e estufarão o peito como gansos raivosos.

O maçom educado é modesto: fala com pudor e age com decência.

Os "irmãos humildes" usam constantemente o pronome EU, enquanto que os modestos usam o pronome NÓS.

Os "irmãos humildes" usam EU FIZ, e os modestos usam NÓS fizemos.

Os "irmãos humildes" apontam erros; os modestos mostram soluções.

Enfim: o maior dos orgulhos, a suprema vaidade, é querer parecer aos outros como humilde.


Dizem que o homem orgulhoso é "metido a besta". Eu tenho certeza de que esse tipo de gente é uma besta mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário