sexta-feira, 17 de agosto de 2012

CONSERTAR OU COMPRAR NOVO...

... e viveram felizes para sempre!!!
Geralmente este é o final das histórias que ouvíamos quando crianças. Mal sabíamos nós, que este, na verdade, é apenas o começo da história...
Um casal de idosos comemorava suas Bodas de Ouro! Eram 50 anos de casamento, convivência e companheirismo! Uma felicidade geral para o casal e todos os membros da família: filhos, netos e até o bisnetinho que há pouco tinha chegado ao mundo.
Em dado momento, um dos convidados aproximou-se do casal. Era um rapaz jovem, ainda, que vinha acompanhado de sua namorada, neta dos anfitriões.
- Desculpe a indiscrição, mas, como vocês conseguiram continuar casados por tanto tempo? Vocês nunca brigaram ou pensaram em se separar? - perguntou o jovem.
Os anciões trocaram um olhar de cumplicidade, com um sorriso entre os lábios e o marido respondeu:
- Meu rapaz, muitas vezes tivemos problemas e muitas vezes brigamos sim... mas nós somos de uma geração diferente, com valores diferentes. Somos de uma época em que se algo quebra ou estraga, antes de jogarmos fora e comprarmos outro novo, nós tentamos consertar! Entendeu?
E sem esperar resposta, o velho casal saiu de mão dadas, passos lentos e sorriso no olhar!
...
Creio que um dos grandes segredos da vida está justamente aí: consertar o que está errado, estragado ou  quebrado. Vivemos em um mundo tecnológico onde artigos são descartáveis e são feitos para custar muito e durar pouco! Ainda lembro de quando comprei meu primeiro aparelho celular... naquela época, a gente podia levar o aparelho velho na loja e dar como parte do pagamento para comprar um novo! Hoje, costuma-se acumular aparelhos que não se usam mais em uma gaveta e comprar outro novinho em folha, para usar até que uma novidade tecnológica nos cative e convença de que aquele artigo em uso - perfeitamente funcionante - não nos serve mais!
Nas relações interpessoais, atualmente, algo muito parecido está ocorrendo. Os relacionamentos tem se tornado superficiais e frívolos e as pessoas acabam se tornando "descartáveis" umas em relação às outras. Acaba por nos parecer muito mais fácil desistir e terminar um relacionamento, seja amoroso ou de amizade, assim que surge o primeiro entrave, logo que aparecem os problemas, quando algo"quebra ou dá errado", que tentar consertar as coisas e remediar a situação.
Alguns podem dizer que há situações que não se consertam, que uma vez estragadas, são em definitivo... Só há uma meia verdade nisto: situações problemáticas e difíceis deixam marcas, como cicatrizes em nossa pele. Contudo, as cicatrizes podem ser encaradas de diferentes formas. 
Meu irmão caçula tem uma longa cicatriz em seu dorso, originada em uma vez, quando éramos crianças e fugindo de um cão, passamos por uma cerca de arame farpado. Poderíamos pensar: que droga de cicatriz, feia e sem motivo! Porém, eu vejo esta cicatriz do meu irmão como a prova de como nós "aprontávamos" e éramos felizes quando crianças!
Outro exemplo: minha esposa tem uma cicatriz bem evidente em sua garganta, resultado de uma traqueostomia a que foi submetida anos atrás quando estava internada por um grave problema de saúde. Na época, ela esteve entre a vida e a morte e passou bastante tempo em um leito de Unidade de Terapia Intensiva. Nada mais normal de olhar a cicatriz e relembrar do período difícil e triste - uma marca perpétua da sombra da morte! Entrementes, eu olho para a sua cicatriz e acho lindo, porque o que eu vejo é a marca da vitória, da força que ela teve em desafiar a doença e sobreviver!
Problemas e adversidades da vida são as feridas que deixam marcas nos relacionamentos entre as pessoas. Podemos optar por curar as feridas e aprender a encarar as cicatrizes com desvelo, ou, largá-las a própria sorte e procurar outra "pele", livre de feridas ou máculas.
Cabe unicamente a cada um tomar esta decisão... Não é algo que outros poderão fazer por nós!!!

Triple Abbraccio
.'. 




4 comentários:

  1. O Mundo do Descartável é esse que atualmente vivemos.
    Excelentes reflexões, B.´.Pr.´.!

    Triple Abbraccio

    ResponderExcluir
  2. Oi irmão.. bem interessante seu post de hoje. Concordo contigo em parte. Tudo bem querer consertar o que está quebrado ou estragado. Acho isso certo. O problema é quando consertamos e depois voltamos a estragar, ou quando erramos uma vez e voltamos a cometer o mesmo erro várias vezes.. Daí não dá, certo?
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Oi amor...É, foi muito dificil pra mim foi ficar naquele hospital... tinha 5% de sobreviver, mas, o mais importante que ter fé, lutando, batalhando, e principalmente o amor que eu tenho por essas pessoas que me amam; mais tem preços...quero viver a minha vida intensamente, a cada dia, com as pessoas que amo...
    Fica assim a minha mensagem...

    ResponderExcluir
  4. Cicatrizes fazem parte da nossa vida. Mas não precisamos passar várias vezes pela mesma situação e ficar com muitas cicatrizes iguais. Isso é burrice e maldade.

    ResponderExcluir