quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

SOBRE SINDICANTES E SINDICÂNCIAS...

Olá. Hoje coloco aqui em meu Blog o texto do Ir.'. Sérgio Quirino Guimarães, do Oriente de Belo Horizonte, sobre Sindicância! É texto de boa lavra e muito pertinente...
A publicação original encontra-se em  http://www.samauma.biz/site/portal/conteudo/opiniao/sq009sindicante.html

Por Sérgio Quirino Guimarães

Saudações estimado Irmão, façamos uma sindicância sobre SINDICANTE.
 “SINDICÂNCIA é o conjunto de averiguações promovidas no intuito de se obter informações e esclarecimentos necessários à determinação do verdadeiro significado dos fatos denunciados, de forma a permitir à autoridade competente concluir sobre as medidas disciplinares aplicáveis ao caso”.

Esta descrição não faz parte de nenhum livro de Normas e Procedimentos de Obediências Maçônicas, é parte sim do inciso II do artigo 145 da Lei Federal número 8.112/90.

E com seriedade maior do que deve ser executada a nível federal, deve ser cumprida dentro das Lojas, por um simples e único motivo: O sindicante não só estará obtendo informações e esclarecimentos para a entrada de um novo obreiro em sua Loja, como também estará carregando sobre seus ombros a responsabilidade de determinar o verdadeiro valor de um candidato a membro da Sublime Ordem.

Alguém a quem vamos chamar e tratar como IRMÃO, alguém a quem vamos abrir as portas de nossas casas e permitir o convívio com nossa família carnal.

Devemos ter a plena consciência que o candidato deve passar por uma sindicância séria e “linha dura”, afinal hoje ele é apenas um candidato, amanhã poderá até ser o Venerável da Loja e se não tiver verdadeiramente nossos valores, tomará atitudes que acabarão por afastar os verdadeiros maçons e comprometer o crescimento da Ordem por conta de suas atitudes no meio profano.

Conscientizem-se meus Irmãos: NÃO PRECISAMOS SER NUMEROSOS, PRECISAMOS SER COMPROMETIDOS.

Para que ninguém pense que o artigo é apenas um discurso, trataremos de detalhes práticos: Desde os nossos primórdios sempre houve uma seleção para ser iniciado, sejam por trabalhos materiais, documentos comprobatórios, responsabilidade compartilhada e internacionalmente institucionalizado a figura do Irmão que fará uma INVESTIGAÇÃO sobre o candidato; padronizou-se que tal ato deva ser realizado somente por MM.·.M.·. por conta da vivência, mas não há a obrigatoriedade que o M.·.M.·. seja da Oficina. Tal circunstância favorece em muito a seriedade do processo, isto porque às vezes o candidato é parente carnal de algum Obreiro e os Irmãos da Loja podem se melindrar ou temer um “racha” na Loja em virtude de uma sindicância que desabone o candidato. Portanto, basta o V.·.M.·. convidar Irmãos de outra Oficina. Eu sublinhei CONVIDAR porque esta é a expressão correta, o V.·.M.·. não deve mandar alguém fazer a sindicância, esta atividade demanda tempo e boa vontade e todos nós temos momentos em nossa vida que o tempo é escasso e a paciência é curta. Quem nunca assistiu leituras de sindicância “muito parecidas” ou que chegaram incompletas ou fora do prazo?. Algumas perguntas devem ser evitadas porque são totalmente inócuas. Por exemplo: perguntar se o candidato bebe é realmente querer escutar a resposta: “- Só socialmente!” Eu ainda espero ouvir: - Bebo somente nos dias de FEIRA! (pausa) - Segunda-FEIRA, terça-FEIRA, quarta-FEIRA. quinta-FEIRA, sexta-FEIRA, nos sábados e domingos eu bebo é no Mercado Central. Ele pode até ser alcoólatra, mas é honesto e se iniciado, tem-se explicado porque coloca um real no Tronc.·.Sol.·. e depois da reunião gasta quinze no boteco do lado. Mas como saber sobre o comportamento social do candidato? É simples, convide-o para jantar em sua casa, disponibilize bebida alcoólica e veja como ele sorve o líquido e estude o comportamento da esposa. Após esta noite várias perguntas estarão respondidas e você ainda contará com as observações da cunhada (não dispensemos o “sexto - sentido” das mulheres!). Para os que praticam o futebolzinho de fim-de-semana, convide o candidato para participar de uma partida, caso existam Irmãos nos times, não lhe informe. Observe se ele sabe trabalhar em equipe, se é tranqüilo ou se é nervoso e depois tem a famosa cervejinha que desmascara o homem. Para não alongar muito, apenas mais uma sugestão: Não escrevam muito. Às vezes o sindicante gera um tumulto na Loja devido respostas mal escritas ou que deixam dúvidas. Imaginemos se houvesse a seguinte pergunta: a) Qual o time do candidato? (para efeito estatístico). Resposta do sindicante: O candidato se diz fã das jogadas de Dada Maravilha, mas acha a bandeira celeste a mais bonita e não perde um jogo glorioso Alviverde e notei na estante uma flâmula do “Leão do Bomfim”. É inevitável! Um Irmão pede a palavra é durante meia hora tece comentários sobre a ambigüidade do candidato. Observem que a pergunta era apenas para fins estatísticos e que tudo sería evitado se o sindicante tivesse respondido: - É apreciador do futebol mineiro ou, não é torcedor de um time em particular. O mais importante de todo o processo é o parecer final do sindicante, que deve ser objetivo e sucinto, com apenas três alternativas: 1)Recomendo. 2)Não recomendo. 3)Caso os outros companheiros sindicantes não se manifestem a respeito de................., sugiro novas sindicâncias com ênfase em ................................. A terceira alternativa surge no momento em que o sindicante percebe que há algo indecifrável, dados que não se correspondem, atitudes de filhos e da cunhada, qualquer coisa que ultrapassa sua capacidade de sindicante. A intenção deste pequeno artigo é despertar em você a vontade de saber um pouco mais sobre o assunto, fazer uma Prancha de Arquitetura e quando ela estiver pronta, levar para sua Loja enriquecendo nosso Quarto de Hora de Estudos. Lembrem-se que todos nós, independente do Grau ou do Cargo, somos responsáveis pela qualidade das Sessões Maçônicas. De acordo com o PROMAÇOM cujo programa visa à integração das Lojas Maçônicas, envio-lhes em anexo, o quadro com as atividades das Lojas que se reúnem na avenida Brasil 478 e, de algumas situadas fora do Palácio Maçônico.

Dedico este artigo ao Irmão Sebastião (permitam-me não citar a Loja) o qual anda muito triste com as sindicâncias feitas, pois em sua Oficina os Irmãos estão mais interessados é em assuntos profanos; e me perguntou quem faz o acompanhamento dos Irmãos em sua vida diária, quem olha como tem se comportado estes maçons no mundo comum. Eu concordo com cada palavra que você escreveu meu querido Irmão, o único sindicante de um pós-iniciado é sua consciência e na ausência dela as penas da Lei. Se não houver a aplicação de nossos códigos, resta a sapiência do Grande Arquiteto do Universo.

Grato pela atenção.
 
TFA
 
QUIRINO

Um comentário:

  1. Oração para teu amor te procurar hoje!
    (S) neste momento onde quer que você esteja. Neste exato instante você perderá a concentração e seu pensamento se voltará para mim. Você entenderá que não pode viver sem mim. Neste exato momento você começará a se desfazer do seu orgulho. Agora mesmo você está com vontade de me ligar / escrever. Agora mesmo você está pensando em mim. Você vai tentar resistir. Não resista. Se você não me ligar / escrever agora, vai me ligar / escrever mais tarde. Ou amanhã... ou depois. Mas neste instante você tem a certeza de que vai me ligar / escrever. Você compreenderá que está apaixonado por mim e não consegue ficar sem a minha presença. Neste exato momento você vai pensar em mim. Eu invoco os três Santos Anjos, Miguel, Gabriel e Rafael para que iluminem o seu coração e desfaça qualquer dúvida. Que Miguel expulse de perto de você todo mal espírito, toda má influência. Que Gabriel anuncie a você o meu nome, que sopre em seus ouvidos a palavra amor e faça lembrar de mim, que me anuncie ao seu anjo da guarda. Que Rafael use o bálsamo curador para curar a descrença que se instalou no seu coração mas que mantenha aberta a cicatriz do amor e do desejo por mim. Assim seja! Com todo meu amor!
    Quando esta mensagem for publicada, você terá um desejo irresistível de me ligar / escrever e terá um desejo irresistível de me ver. E vai vir, ceda a ele que estou esperando por você. Vem pra mim, só pra mim meu amor! E me telefone agora mesmo. Amém!
    Acho que tudo que é feito com fé dá certo.
    Deus está no meio de nós e faz maravilhas!
    Livro de orações

    ResponderExcluir