quinta-feira, 13 de agosto de 2015

A HUMILDADE DE UMA CRIANÇA

Meu neto está com 20 meses de vida. É uma criança doce, linda, cheia de energia e muito charme! Sou um Avô babão, claro! Mas em sua simplicidade de quem nem tem dois anos completos, podemos aprender algumas coisas.
Nessa idade, as crianças são umas esponjas e absorvem tudo o que está a sua volta! Eis aí o primeiro ensinamento: Cuidado com o que dizes e o que fazes!
Sério mesmo! Ele repete tudo o que ouve e imita os nossos gestos e movimentos. Não entende a maior parte do que fala ou faz... mas aquilo já começa a moldar o que ele é  e será no futuro: um pequeno reflexo de todos os que o rodeiam!
Atrelado a este primeiro ensinamento, vem o segundo: Paciência e persistência são mais poderosas quer força e palavras brutas! 
É fácil de entender... nessa idade, crianças são ingênua e naturalmente egocêntricas. Elas não só acham, como tem a certeza de que todo o mundo gira ao redor delas! As atenções, os brinquedos, os programas de TV, a comida, as pessoas... Tudo é para elas! Então, precisamos de muita presença de espírito para manter a calma aquele dia em que tudo parece ter dado errado e na hora da refeição, a criaturinha de Deus quer bater papo e assistir a "Galinha Pintadinha" ao invés de comer... e haja aviãozinho, e historinha, e faz de conta para conseguir colocar cada colherada de comida na boca!
Mas o terceiro grande ensinamento que podemos ter é: Humildade de reconhecer suas fraquezas e pedir auxílio.
Creio que isto é que dá mais beleza à infância! Ao passo que as crianças são curiosas e querem explorar todo mundo a sua volta, também temem o desconhecido e depositam confiança nas pessoas próximas, sejam pais, avós ou alguém do convívio diário. Meu netinho gosta de brincar no jardim, mexer nas folhagens e correr na grama... Mas se ele tem que transpor algum obstáculo, seja pular um buraco pequeno, descer um degrau um pouco mais alto, caminhar pela grama alta ou com superfície irregular, ele teme a dificuldade e reconhece sua "incapacidade pueril" e não titubeia em estender sua mãozinha, pedindo ajuda!
Ter a humildade de reconhecer sua pequenez e suas incapacidades, deixando de lado quaisquer orgulhos ou vaidades, sem se preocupar com o que ou outros vão pensar ou dizer. Saber reconhecer seu limite e não ter vergonha de estender a mão e pedir ajuda a quem tem mais experiência ou capacidade. Simples assim é esta lição tão importante que as crianças nos ensinam, de modo inconsciente a elas. Simples assim, como requer a humildade, a lição da simplicidade! Aceitando o que se é e pedindo ajuda para transpor os obstáculos que não conseguimos superar por nossos próprios pés!



Nenhum comentário:

Postar um comentário