quarta-feira, 1 de julho de 2015

ONDE VAI PARAR O BRASIL E O RESTO DO MUNDO???

Sinceramente, estou decepcionado... Eu e mais uns 5 bilhões de pessoas pelo mundo afora... (Mero chute, pra não ser totalmente pessimista dizendo que toda a população mundial está caminhando em um Vale de Lágrimas!) Fiquei tempo sem escrever no meu Blog... mas senti uma necessidade de colocar um pouco pra fora esta minha indignação.
Tenho acompanhado quase que diariamente os noticiários e confesso que o cenário é desesperançoso! Crime, corrupção, truculência, mais corrupção, vaidades, sede de poder, ignorância geral que não respeita classe social ou qualquer outra distinção... e, já falei da corrupção? 
Crise econômica global. A Europa inclusive... Coitada da Grécia, pedindo mais 30 bilhões de Euros emprestados, sob ameaça de ser "expulsa" da União Européia... 
No Brasil, aquela vergonha!!! Povo ignorante, sub-alfabetizado, alimentado por cultura massificante no melhor estilo Panis et Circenses! Pergunte por aí: Já leu  (e entendeu!) Machado de Assis, Rui Barbosa, Castro Alves, Cecília Meireles, Clarice Lispector, Moacyr Scliar (...)? (Resposta provável: -"Quem???") Já escutou ou leu Nico Fagundes? Sabe quem foi? Não, né... mas no mesmo dia que ele , o Nico, morreu, faleceu também um outro "ícone, mega-astro, inigualável" cantorzinho sertanejo, que não vou citar o nome... E o populacho prestou suas homenagens e despejou um monde de caca nas mídias! Minha diarista ficou indignada com minha esposa por ela não ter as famigeradas fotos da necropsia do cantor (que, diga-se de passagem, representam outra face da total bestialidade que vigora na sociedade) que vazaram por meios eletrônicos... Mais indignada ficou por não sabermos quem era o referido cantor, agora defunto: - Mas como? Ele estava sempre no Faustão! - exasperou ela. Apenas nos desculpamos, por não assistirmos estes tipos de programas...
E tem gente que acha que baixar a Maioridade Penal pode melhorar as coisas... Melhora nada!!!
O que pode melhorar as coisas não se pode por no papel, não se faz em lei... o que pode melhorar as coisas é Vergonha na Cara!!! É Educação de verdade, daquela que deve vir de casa!!! É valorização da pessoa humana e das profissões pilares da sociedade, que sejam, professores, policiais (e profissionais da segurança), trabalhadores da área da saúde! 
Triste de ver, e perceber que não é só no Brasil que acontece: Autoridades políticas trocam farpas, acusam-se (mas se protegem e garantem seus privilégios), ao mesmo tempo que espoliam o Povo. Este mesmo Povo que não tem moral pra reclamar, pois é culpado dos políticos que elege e é tão corrupto quanto aqueles. Este Povo que repreende e despreza seus pares, mas que aplaude e enaltece qualquer um que apareça nos jornais ou televisão! Pura vaidade, pura ignorância, pura preocupação com o que se parece, não com o que realmente se é!
Mas fora a revolta, sigo lutando, na certeza de que enquanto eu continuar insatisfeito com a situação, enquanto houver outras pessoas que, como eu, não aceitem simplesmente tudo como está, ainda há esperança de um mundo melhor para as futuras gerações.

"Não se enganem com a casca,
Com o falar caprichado,
Com o anel de doutor.
Não.
A casca não importa. O cerne, sim."
(Antônio Augusto "Nico" Fagundes)



Um comentário:

  1. Prezado Diego, belíssimo texto, belíssimas ressalvas e avaliações. Realmente, somos um país rico e pobre culturalmente falando. Rico, pelas diversidades culturais que existem e pobres pela maneira que grande parte da maioria do povo aprecia e exalta cada coisa. Temos uma miscigenação muito grande nesse nosso Brasil, cada um fruto de histórias, de encontros, de dificuldades, de falta de oportunidades. Não generalizo isso também, existe o outro lado da moeda. Porém, não sei explicar o que faz grande parte da população se interessar por coisas que não agregam nada as suas vidas, como a morte desse jovem sertanejo. Concordo que não seria necessário tanta exaltação a morte dessa pessoa como foi feito. Porém,foi uma pessoa que alegrou muitas pessoas, que deixou carisma, que plantou carinho no coração de tantos e se foi em tão tenra idade. Acredito que isso tenha sido o principal motivo de tantas manifestações.
    Da mesma forma, eu como gaúcha, também lamento a perda nesse mesmo período de um ícone de nosso tradicionalismo e de nossa história, Nico Fagundes. Tive oportunidade de conhecê-lo, bem como de toda sua família, isso de certa forma me deixa feliz. Sua morte foi lamentada, mas sua vida e seus feitos muito reconhecidos. Acredito que fez sua parte. Num país em que poucas pessoas contribuem/agregam a população valores, sentimos quando um se vai. Num país onde a desonestidade, a incoerência, a falta de caráter predomina, lamentamos perdas que nos inspiram a possibilidade de um país melhor. Resta-nos, como diz a música.."seguir o rumo de nosso próprio coração"(Canto Alegretense-Nico Fagundes), não se submetendo as incoerências, a falta de respeito e a exploração que sofremos em nosso país.
    Acredito que cabe continuar, continuar a difundir o que queremos, reflexões, manifestações; acredito que cabe continuar encorajando as pessoas a batalhar por uma vida melhor, com dignidade, encorajar as pessoas a não se submeter ao que lhes é imposto. Acredito que a causa é justa, e vale lutar por ela.Um grande abraço, Elis Cristina de Castro

    ResponderExcluir