terça-feira, 13 de janeiro de 2015

MANIFESTO ANTITERRORISTA

Manifesto de Apoio Antiterrorismo

            Diante os atentados cometidos no último dia 07 janeiro de 2015 à sede do jornal Charlie Hebdo, em Paris, e também em consideração as manifestações do Grande Oriente da França, por meio de seu Grão Mestre, Daniel Keller,  pedindo apoio de Irmão de todo orbe para juntar forças no combate ao terrorismo e na manutenção da liberdade de expressão e de imprensa, a Soberana Grande Loja Maçônica do Brasil não poderia ficar calada e vem expressar seu repúdio ao ocorrido, bem como prestar solidariedade às famílias e amigos das vítimas, em especial dos Irmão Maçons que perderam a vida na ocasião.
            A Maçonaria preza pela total Liberdade, Fraternidade, Igualdade e Humanidade, de toda forma e sem quaisquer restrições. Assim sendo, defende que todos tem o direito a expressar-se livremente, desde que de forma respeitosa e verdadeira. Arguição e contra-argumentação fazem parte do salutar diálogo que leva à Democracia, tão defendida por nós.
            As palavras do Irmão Voltaire, “Posso não concordar com nenhuma das palavras que você disser, mas defenderei até a morte o direito de você dizê-las”, definem bem o senso de Democracia, bem como o de Liberdade. Se nem mesmo o Grande Mestre Jesus Cristo agradou a todos, como nós, meros e imperfeitos seres humanos, criados todos a imagem e semelhança do Grande Arquiteto do Universo, poderíamos querer satisfazer “Gregos e Troianos”?
            Somos seres imperfeitos, sim! Mas que buscamos a perfeição.
            Não podemos tolerar quaisquer formas de totalitarismo, preconceito, discriminação, intolerância, injustiça, despotismo; sob qualquer pretexto, disfarce ou forma! Todo Homem e Mulher, Maçom ou não, tem o dever de zelar pelo bem estar do próximo e da humanidade; de promover a total Liberdade religiosa, política, de pensamento e de expressão; de aceitarem-se uns aos outros como seres iguais em Direitos e Deveres, independente de suas crenças, etnia ou sexualidade.
            Da mesma forma que em alguns cultos religiosos, os membros da Maçonaria tratam-se por “Irmãos”, pois consideramos que todos fazemos parte de uma grande família, a Família Maçônica. Contudo, temos certeza de fazermos parte de uma família maior ainda: a Família Humana! Como podemos agredir, atacar e ferir um irmão? Como podemos menosprezar nosso semelhante por pensar, agir ou parecer ser diferente de nós? Como podemos julgar sermos mais ou melhor que o outro, se somos sustentados pelos mesmos ossos, preenchidos pela mesma carne, revestidos pela mesma pele e sangramos o mesmo sangue vermelho e quente?
            A Soberana Grande Loja Maçônica do Brasil reitera que todos os Seres Humanos são Iguais e, desta forma, abomina e reprova terminantemente toda e qualquer forma de atentado ou de terrorismo, colocando-se De Pé e À Ordem ao Grande Oriente da França, bem como a quaisquer Irmãos que estiverem lutando por uma causa justa!

“Todo homem é culpado do bem que não fez”! (Voltaire)

Ir Diego de Almeida33 - Benjamin Franklin
Ser Grão Mestre da Soberana Grande Loja Maçônica do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário