quarta-feira, 15 de maio de 2013

CONFIANÇA VERSUS SEGURANÇA

Vez ou outra escuto alguém reclamar que o namorado ou a esposa ou o parceiro, qualquer tipo que seja, costuma bisbilhotar, mexer ou "verificar" a vida privada dessa pessoa, seja no celular, e-mail, redes sociais ou afins. Em casa mesmo, minha esposa costuma dar uma "olhadinha" no meu celular pra ver o histórico de mensagens e ligações… Particularmente não me importo com isso, pois não tenho nada para esconder dela!
Isso me faz pensar em algo que ouvi um dia desses em um programa de rádio…
Os relacionamentos interpessoais são baseados em confiança mútua; ou pelo menos, deveriam ser!
Confiança é o ato de acreditar em algo ou em alguém, é ter fé. A confiança é o sentimento de segurança ou a firme convicção (a fé) que alguém tem relativamente a outra pessoa ou a algo. Também se trata da presunção de si próprio e de uma característica que permite levar a cabo coisas ou situações por norma difíceis. Para a psicologia social e a sociologia, a confiança é uma hipótese que se realiza sobre o comportamento futuro do outro. Trata-se de uma convicção segundo a qual uma pessoa será capaz de agir de uma certa maneira perante uma determina situação. Por exemplo: "Vou contar meu problema para meu amigo, pois confio que ele vai me ajudar". Neste sentido, a confiança pode ser reforçada ou debilitada consoante as ações da outra pessoa. Retomando o exemplo anterior, se o amigo ajudar o outro, a confiança acabará por ser fortalecida; ao contrário, a confiança ver-se-á traída. A confiança supõe uma suspensão, pelo menos temporária, da incerteza relativamente às ações dos outros. Quando alguém confia no outro, está convicto de que consegue prever as ações e os comportamentos deste. A confiança vem portanto simplificar as relações sociais.
Entrementes, muitas pessoas, ao invés de confiança, querem ter a "segurança" em seus relacionamentos. Querem ter a Certeza de serem amados e queridos pelo seu par e Exigem provas disso.
O termo segurança abrange variadíssimas acepções. Em linhas gerais, pode-se afirmar que este conceito, que deriva do latim securĭtas, refere-se à qualidade daquilo que é seguro, ou seja, àquilo que está ao abrigo de quaisquer perigos, danos ou riscos. Quando se diz que algo é seguro, significa que é algo certo, firme/estável e indubitável. A segurança é portanto uma certeza.
Mas no amor existe certeza??? No relacionamento entre duas (ou mais) pessoal, é possível se estar seguro de tudo o que ocorre e das ações e reações de todos os envolvidos??? 
É natural do ser humano buscar a segurança no que concerne o trabalho, a estabilidade financeira, a moradia, a preservação da saúde. É relativamente fácil de controlar, e desta forma, estar-se mais seguro, daquilo que depende apenas de nossa vontade e de nossos esforços. Mas nos relacionamentos interpessoais, e aí não nos restringimos a relacionamentos amorosos, mas a qualquer forma de convívio, é-se impossível estar seguro do que ocorrerá, pois, de certa forma, estamos a mercê da vontade de outra (ou outras) pessoa (s). Mas para não tornar a questão "pessoal", vamos dizer que esta vontade da outra pessoa nem sempre é intencional. 
Podemos confiar que nosso cônjuge está trabalhando, ou podemos nos assegurar que de esteja mesmo, ligando para seu local de trabalho. Podemos confiar em nossos filhos quando dizem que estudam, que não bagunçam, que não usam drogas, ou podemos estar certos disso seguindo-os em sigilo ou tolhendo-lhes a liberdade de sairem livremente. Podemos acreditar… ou podemos ter certeza!
Mas eu acredito que nem sempre ter certeza é o melhor… buscar ter certeza sempre é desgastante e pode causar decepções e enganos que abalarão de forma permanente os alicerces de um relacionamento.
Você crê em Deus, ou você quer ter certeza que ele existe?
Você prefere confiar em um amor declarado, ou assegurar-se de que este amor é real? -  e viver na dúvida!
Pense nisso…

Abraços Fraternos.'.

Um comentário:

  1. Texto legal amor...
    Eu prefiro ter a confiança, mais como toda mulher as vezes bate a insegurança, mais de forma saudável, e não como existe por ai, as vezes as pessoas ficam malucas por conta de ficar investigado a vida do seu par...Então é saudável ter a confiança.....

    ResponderExcluir