quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

OS SEGREDOS MAÇÔNICOS DA PRAÇA 19 DE DEZEMBRO CURITIBA PR



 Texto retirado de http://filhosdehiran.blogspot.com.br/2011/09/estava-lendo-gazetadenovo-editada-na.html

Estava lendo a GazetadeNovo, editada na cidade de Curitiba PR, e encontrei diversos artigos escritos pelo profano Guilhobel Aurélio Camargo. LI TODOS. Esse profano entende e conheçe bastante sobre maçonaria simbólica e maçonaria mistica, porém o que se nota é que este profano não seja simpatizante a nossa Ordem. Isto poderá ser notado em postagens futuras.  De todos os artigos, vou postar alguns em que ele mostra os segredos maçônicos nas artes colocadas na praça 19 de dezembro em Curitiba, bem próximo do Centro Cívico. Leiam com atenção e tirem suas conclusões.
Se vc quiser conhecer a praça antes da leitura veja o vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=kfxw7VWmIuk


OS SEGREDOS MAÇÔNICOS DA PRAÇA 19 DE DEZEMBRO, EM CURITIBA
Pelo profano Guilhobel Aurélio Camargo 

Em 1951, quando faltavam 2 anos para a comemoração do Centenário da Emancipação Politica do Paraná, dois prefeitos maçons, Ernani Santiago de Oliveira (prefeito em 1951) da Loja Dario Vellozo nº 1.213 e Wallace Tadeu de Mello e Silva (prefeito em 1951) da Loja Acácia Paranaense nº 0.715, colocaram em prática a obrigação a eles determinada, para a homenagem à Maçonaria do Paraná.

A obrigação da história maçônica de fazer:

Nos anos que antecederam o de 1853, os maçons paranaenses foram liderados pelo pai do Barão do Serro Azul, o comendador Manoel Francisco Corrêa Júnior, que foi o fundador da primeira Loja Maçônica do Paraná, a Loja União Paranaguense, criada em 08/06/1837, que teve importante papel no movimento de emancipação. O pai Comendador e anos depois o filho Barão, foram os grandes mártires maçons do movimento que libertou o Paraná de São Paulo. 
Os prefeitos maçons, que colocaram em prática o projeto da praça, Ernani Santiago de Oliveira (foi campeão paranaense de Xadrez em 1945, 46, 47 e 48) e, na sequência, Wallace (pai do senador Roberto Requião) contactaram o desenhista Leopoldo M. Vieira para colocar no papel o projeto (assinatura abaixo) da Praça 19 de Dezembro com os símbolos que marcariam, em segredo, a história maçônica no Paraná.
Este segredo, desvendado pelo profano Guilhobel Aurélio Camargo, está sendo revelado hoje (19/09/11) pela primeira vez, após ficar 60 anos adormecido. 


A Praça 19 de Dezembro, inaugurada pelo governador Bento Munhoz da Rocha Neto, em 1953, teve criação inspirada e orientada nos símbolos maçônicos levantados em Washington (DC).

Na praça 19 de Dezembro, o homem nu, o obelisco e o repuxo (que cópia do lago acima) estão em exatos locais desses três simbolos de Washington (veja foto mais abaixo)
A Praça 19 de Dezembro,  foi inspirada e orientada nos símbolos maçônicos levantados em Washington (DC).
O obelisco da Praça 19 de Dezembro é uma cópia do Washington Monument, que é um obelisco localizado no centro do Constitution Gardens, em Washington, D.C., Estados Unidos. O de Washington possui 169,7 metros de altura e o nosso tem exatos 43,86 (soma 21 que soma 3 = "a trindade" uma das chave da maçonaria :. “Sagrada Trindade” e não “Santíssima Trindade”) metros, embora os registros em livros e arquivos da Prefeitura de Curitiba e secretarias e departamentos de patrimônio digam que tem 50 metros ou 40 metros. 
Os ocultistas acreditam que o espírito do deus-sol Rá habita no obelisco e que os "eleitos" precisam se curvar diante dele. Assim, o Monumento a Washington, o obelisco, está em linha direta como o Congresso e a Casa Branca também está em linha reta com o obelisco, o que é muito revelador como o centro planejado de poder. No Paraná, a rua da praça que exibe o obelisco está em linha reta com o Centro (do poder) Cívico do Paraná.
A fonte de água (veja foto abaixo) é cópia do lago Tidal Basin, de Washignton, exatamente ao lado sul do Washington Monument, como também está colocada a réplica do Tidal Basin em forma de um repuxo que foi construído, na Praça 19 de Dezembro, com sete refletores. Sete é o número perfeito para os maçons. É a soma de 4 + 3 (4 matéria = terra, fogo, agua e ar  + 3 que é a trindade). Simplificando, seria a soma da  ciência + religião ou ainda as duas asas da pomba branca voando na mesma altura. Nem mais alta a religião e nem mais baixa a ciência, ambas buscando a perfeição juntas na mesma altura. O homem nu tem 7 metros de altura.



Na praça 19 de Dezembro, o homem nu, o obelisco e o repuxo estão em exatos locais dos três simbolos de Washington (veja foto lá em cima)
Como também é de 7 metros a altura do homem nu que está sem roupa para significar um novo tempo para o Paraná e com um pé, que tem 70 centímetros de largura, mais à frente do outro, significando o caminhar para a frente. E na mão fechada do homem nu, o maior símbolo maçônico está representado.A Av. Cândido de Abreu, maçom, ex-prefeito de Curitiba, começa ali na praça 19. A Rua Barão do Serro Azul, maçom, que foi o maior empresário da erva mate, termina na praça 19. No outro lado da praça, está o Colegio Estadual Tiradentes (maçom), fundado em 1892.
A mão fechada é a letra "G"

Os maçons Tiradentes, Cândido de Abreu e Barão do Serro Azul formam um triângulo para "marcar a assinatura maçônica" como que “protegendo” a “praça maçônica”.

Tiradentes era maçom.

Cândido Ferreira de Abreu, prefeito de Curitiba, 1892 a 1894, era da Loja Fraternidade Paranaense nº 0.555. A avenida Cândido de Abreu começa na praça 19 de Dezembro.
Barão do Serro Azul (Ildefonso Pereira Correia) nasceu em Paranaguá no dia 06/08/1845. Era filho do maçom comendador Manoel Francisco Corrêa Júnior, fundador da primeira loja maçônica do Paraná, a Loja União Paranaguense,criada em 08/06/1837.
Em 1869, o Barão do Serro Azul, Ildefonso Pereira Correia, é proposto na Loja “Perseverança” de Paranaguá. Na sessão de 23/03/1869 foi marcada a sua iniciação.

O projeto das esculturas e o painel “Monumento ao Centenário”Erbo Stenzel
Humberto Cozzo
Poty Lazzaroto

O artista plástico e escultor Erbo Stenzel nasceu em Curitiba no dia 17 de dezembro de 1911. Descendente de alemães e austríacos, quando criança estudou na Deutsche Shüle (Escola Alemã), que se situava onde hoje está a Praça 19 de Dezembro. 
O artista Humberto Cozzo, de São Paulo, foi um escultor e mosaicista que dividiu com Erbo a execução das obras.
Poty Lazzaroto, nasceu em Curitiba e fez seu primeiro mural em azulejos, na Praça 19 de Dezembro.

O pai de POTY, Isaac Lazzarotto era um ferroviário; guarda-freios e, posteriormente, chefe-de-trem. Isaac era subalterno do coronel Wallace de Mello, avô do senador Roberto Requião - que era chefe da estação ferroviária de Curitiba e fundador do Centro dos Ferroviários do Paraná e Santa Catarina - e que pediu ao filho maçom (pai do senador Roberto), o médico Wallace Thadeu de Mello e Silva, para dar o mural de azulejos para o Poty executar. 
O "avental maçônico", no homem ao centro, na obra do Poty 


O AVENTAL
O Avental é símbolo do iniciado maçónico, representando a prontidão para o trabalho, que acompanha desde o meio dia até ao fim da vida. O "Avental" recorda a todo o momento, as obrigações e deveres como maçons. Símbolo da inocência, é a insígnia do maçon.
A alma constrói o seu corpo ou "Avental", que será puro ou impuro conforme os seus desejos e pensamentos. O "Avental" representa exotericamente a vestimenta corpórea da alma, mas esotericamente, simboliza a condição imortal da alma, que sobrevive à morte do seu corpo físico temporal.

A mulher nua
A "mulher nua" foi feita por Stenzel e Cozzo, destinada a ficar no Tribunal de Justiça  (Monumento da Justiça). Por muitos anos ficou no fundo do Palácio Iguaçu e, em 1972, a Prefeitura mandou colocá-la na Praça 19 de Dezembro. Ela não tem nada a ver com o homem nu e ainda está fora das proporções.
DEVIAM TIRA-LÁ DA PRAÇA, POIS ELA NÃO FOI CONCEBIDA PARA OCUPAR AQUELE ESPAÇO. 

O Autor da obra disse :"Ela não tem nada a ver com o homem, destinando-se simplemente ao Tribunal de Justiça. Quem a levou para ali, próxima do homem, não tem golpe de vista: a figura da mulher e bem menor do que a do homem, que possui altura superior de mais de cinco metros. Talvez mais longe, em cima do gramado em posição mais alta, mas nunca ao lado do homem" ( Erbo Stenzel)
O Governador Bento Munhoz da Rocha assim disse:
" Palácio da Justiça é o lugar da estátua" (Bento M. da Rocha)
Politicamente também está errado, uma vez que deitada nua - olhando para o homem nu - sugere a submissão da mulher, colocada ao pés do homem. 
Abaixo, a poesia da Praça 19 de Dezembro
Notem a palavra hercúleo muito usada pelos maçons e a presença do número 3, três estrofes e sempre o 3...
Poesia
Praça 19 de dezembro

autor: M.Thomaz Pereira (poeta maçom!)
Gigante pétreodescoberto e nudo,
ao pé de um marco de infinita altura,
painéis de história revelando tudo
em meio ao verde que lhes poe moldura

Conjunto hercúleo de arrojado estudo
feito aos cem anos de maior ventura,
quando liberto, com bandeira escudoo estado todo em festa se inaugura.

Dize oh! Gigante! tu que simbolizas
toda riqueza que esta terra dá
que é de ouro o solo amigo que tu pisas!
que o céu é nosso, o Paraíso é cá!
que as intempéries são apenas brisas!
que é belo, forte e imenso o Paraná!

O uso da palavra hercúleo na maçonaria: .... Conheçam, sintam o esforço hercúleo dos seus Veneráveis Irmãos para …
O Eterno Herói da Pátria e ilustre maçom está aqui presente, haveria de ... no hercúleo trabalho pacificador de unir diferentes regiões do País, ...

... mestres a um trabalho hercúleo para novamente levantar as colunas abatidas. ... MAÇONARIA - 22 - A PRÁTICA DA MAÇONARIA E O PRECONCEITO …

.... da Maçonaria como coletivo este é um trabalho hercúleo, digno do objetivo que nos...
Essa poesia deveria estar cravada, em uma placa de bronze, em algum lugar da praça.
E a história da "Emancipação Politica do Paraná" também - em um pequeno museu - que o municipío deveria construir no local.
Todos aqueles monumentos sem uma explicação, no próprio local, não tem nenhum significado. Os turistas e 90% da população curitibana não conhecem o que ali está representado.
Um mictório público também deixaria a praça mais possível de ser frequentada.
Um baú de bronze!
Nas pesquisas realizadas, encontrei indícios de que pode ter um baú de bronze, com uma inscrição egípcia enterrado nas fundações daquele obelisco.
Existe uma entrada subterrânea para as bombas do repuxo e para ter acesso ao topo do obelisco.
A marca maçônica, repetida sempre com a data  19 de dezembro, na história do Paraná 
19/12/1853 - Instalação da Província do Paraná
Praça 19 de Dezembro inaugurada em 1953.
19/12/1883 - Inaugurado o primeiro trecho da estrada de ferro Curitiba - Paranaguá
O primeiro trecho da estrada de ferro Curitiba Paranaguá foi inaugurado em 19 de dezembro de 1883. Eng. Antônio Pereira Rebouças Filho, maçom da Loja América, de cor negra, foi o responsável pela estrada. Ele e o irmão, eram maçons eng. André Rebouças, foi um abolicionistas muito ativo da Loja Grande Oriente do Brasil.
19/12/1912 - fundação da Universidade do Paraná
No dia 19 de dezembro de 1912, Victor Ferreira do Amaral e Silva liderou a criação efetiva da Universidade Federal do Paraná.
Victor Ferreira do Amaral. MAÇOM – 11F-4,12B-4 Tarumã Loja Fraternidade Paranaense 0.555
19/12/1912 - fundação do Centro de letras do Paraná
Em 12 de dezembro de 1912 foi fundado o Centro de Letras do Paraná pelo MAÇOM Emiliano David Pernetta 15 F-1 Centro-Batel Loja Luz Invisível 0.749. Também pelo MAÇOM Euclydes Bandeira 11 A-1, A-2 Centro Cívico Loja Luz Invisível 0.749
O pesquisador Guilhobel 

Luz, trevas e tempo; passado, presente e futuro; sabedoria, força e beleza; nascimento, vida e morte; liberdade, igualdade e fraternidade.
(Guilhobel)


Mais presença maçônica na Praça 19 de Dezembro, em Curitiba

NESTES OUTROS TRÊS METROS DO MURAL, OS AUTORES DA PRAÇA COLOCARAM MAIS 13 SÍMBOLOS MAÇÔNICOS . 
TENTE DESCOBRIR ANTES DE AVANÇAR NO TEXTO
Na terceira matéria (AS TRÊS PRIMEIRAS ESTÃO NA BASE DO SITE) sobre as revelações maçônicas da Praça 19 de Dezembro terminei escrevendo: 
“...Muitos outros sinais maçônicos estão contidos na Praça 19 de Dezembro, esses deixarei, por enquanto:
para serem descobertos por maçons!"

(Guilhobel) 
Fui provocado - por Maçons e por Profanos - para dar outros indícios, pois alguns deles (“espertos”), que confessaram terem feito romaria na praça para verificações,  duvidaram da existência de mais sinais maçônicos.
Então vai mais uma amostra, retirada de apenas mais 3 metros do mural do Poty Lazzarotto, que tem 30 metros: 

O OLHO QUE TUDO VÊ - Representa a onisciência do Grande Arquiteto do Universo - o olho que jamais dorme - Visão superior. Formado no mural, simbolicamente, pelas duas canoas e a bola na primeira canoa.

ZÊNITE - Ponto imaginário da esfera celeste, que supõe situado diretamente sobre a nossa cabeça. No mural do Poty, representado pelo chapéu do Venerável Mestre e do Orador.
VENERÁVEL MESTRE - Título do Presidente de uma Loja Simbólica. Está na figura em primeiro lugar, olhando para todos. Está no comando.
ORADOR - Oficial responsável pela guarda da Constituição, Regulamentos e Regimento Interno de uma Loja. Mostra a  concentração com a cabeça abaixada.

SECRETÁRIO - Oficial que prepara a Ordem do Dia, de acordo com a delegação do venerável Mestre, secretaria e anota todo o andamento dos trabalhos maçônicos. O secretario, no mural, olha para o Venerável Mestre e para o Orador.

PRIMEIRO VIGILANTE - Oficial responsável pela coluna do norte. O segundo cargo mais elevado em uma Loja. Encarregado pelas instruções e acompanhamento dos aprendizes. Olhando para fora da pirâmide, para receber e acompanhar os que devem chegar. 

SEGUNDO VIGILANTE - Oficial responsável pela coluna do sul. O Terceiro Cargo mais elevado em uma Loja. Encarregado pelas instruções e acompanhamento dos Companheiros. Da mesma forma, um passo à frente do P.V. para fora da pirâmide, para ser o que primeiro recebe e acompanha os que devem chegar. 

AZUL - É o nome dado à Maçonaria Simbólica (graus 1º, 2º e 3º).
ÁGUA - Um dos quatro elementos purificadores na cerimônia de iniciação ou elevação do candidato.
A PIRÂMIDE - O triângulo é a figura geométrica que dá origem à pirâmide e ambos são partes da simbologia maçônica. O triângulo é símbolo da luz. Com o vértice para cima representa o fogo e a virilidade. Com o vértice para baixo representa a água e o sexo feminino. O triângulo eqüilátero é usado como símbolo da divindade maçônica e representa os três atributos divinos: força, beleza e sabedoria; e também os três reinos: mineral, vegetal e animal. Ela está formada, no mural da praça, com a projeção das linhas dos três remos.
A Montanha - representa para a Maçonaria o símbolo universal da elevação espiritual e também da meditação. A forma piramidal de uma montanha simboliza a espiritualidade, a busca do despertamento espiritual. Note que o cume da montanha, no portal, está perfeitamente alinhado com o cume da pirâmide  e com o "Olho que Tudo Vê",  na base do mural.

A ARCA - Entre as cerimônias dos egípcios, era um chamado à Procissão dos Santuários, que é mencionado na pedra Rosetta, e retratada nas paredes do Templo. Um desses santuários era uma arca, que foi levada em procissão pelos sacerdotes, que a apoiaram em seus ombros por aduelas passando por anéis de metal.
A arca foi trazida para o Templo e depositada sobre um suporte ou altar, que as cerimônias prescritas no ritual podem ser realizadas antes que ele. O conteúdo dessas arcas é variado, mas sempre de um caráter místico.Às vezes, a arca poderia conter símbolos de vida e estabilidade, às vezes beetle o sagrado, o símbolo do Sol, e havia sempre a representação de duas figuras do tema deusa ou Verdade e Justiça, que ofuscou a arca com suas asas.
O OLHO QUE TUDO VÊ pode estar em qualquer lugar dentro ou fora da canoa. Veja em azul mais claro. 

ou assim:

Leiam na base do site as três primeiras matérias que revelaram os sinais da Maçonaria na elaboração da Praça 19 de Dezembro.
Os maçons têm o direito de estarem representados na praça que foi inaugurada em 1953, para comemorar oCentenário da Emancipação Politica do Paraná, de um feito que "seus irmãos", durante os anos que antecederam o de1853, foram os Grandes Autores.

LEMBRANDO: “Eu sou Tubal-Caim”
Eu sou Tubal Caim, filho de Lamech e Zillah, irmão de Jabal, Jubal, e Naamah. Nós fundamos o começo de todas as ciências no mundo...
O "três"
homens do
mural 

MAIS UM IMPORTANTE REGISTRO DA 'OBRA MAÇÔNICA' NA PRAÇA 19 DE DEZEMBRO

O que observamos nesse espaço (foto) do mural da Praça 19 de dezembro, é o preparo para O OBREIRO ATUAR no mundo profano.
Os dois “ferreiros” de “Avental” estão malhando para fabricar as ferramentas que deverão ser usadas no mundo profano.
O  terceiro homem, sem avental, está com uma ferramenta simbólica para auxiliar a "Humanidade" na construção de uma "sociedade mais justa". 
Este último descansa o pé direito sobre uma "pedra ainda bruta" (um toco petrificado ou o próprio mural de pedra completa o seu sentido do mineral bruto)
O simbolismo das “Pedras”, para a Maçonaria está inteira nos 30 metros desse mural - parte bruta - parte “trabalhada”.
A escolha do mural de pedra não foi por acaso, porque lapidado, com as artes ali representadas por Erbo Stenzel e Humberto Cozzo  - “demonstra a pedra lapidada” - pelos heróis maçons que deram a vida e construíram a emancipação do Paraná até 1853.
Na Maçonaria, as pedras têm um “simbolismo construtivo”, pode-se dizer que o malhete “é  o martelo” que está presente na mão do terceiro homem, na foto do mural.
Os trabalhadores e forjadores que aparecem em todo o mural são, de “forma figurada", para os maçons, os construtores dos templos que eram feitos de pedras.
“Obreiro”, na foto o terceiro homem, com as ferramentas que recebe dos forjadores deve polir a sua pedra, buscando a perfeição no caminho que deve trilhar procurando iluminar o mundo profano.
Muitos outros sinais maçônicos estão contidos na Praça 19 de Dezembro, esses deixarei, por enquanto:para serem descoberto por maçons!  
Para ser justo com os maçons
Sei a função da maçonaria, que sempre foi aquela de refazer o mundo permanentemente ameaçado pela ignorância serva e obediente aos hipócritas.
As matérias que construí  hoje repetidas na base do site, foram frutos de minhas pesquisas e apontamentos da história com seus erros e acertos.

Cada homem é livre para julgar a história e colocar a sua fantasia na narrativa, que é o fruto de sua compreensão.
Não se preocupe com o que digo, mas se preocupe com você, pois o teu pior inimigo habita o teu ser.
O importante é que cada um conclua livremente e judiciosamente.

A história é o alimento que mata a sede e é a janela para ser observada pelos povos livres.

A história contada, por quem quer que seja,  é a realidade existente que foi registrada nos teatros do mundo.
Abaixo uma anotação de um saudoso amigo, maçom, falecido há muitos anos. Ele era médico, nunca cobrou uma consulta. Viveu e morreu em Curitiba apenas com o salário de professor universitário (Dr. Ant.Pu.). Era um sábio, em muitas ciências e era o mais graduado dos maçons das terras dos pinheirais e talvez do Brasil. Morou em frente da casa dos meus pais e por muitos anos,  alimentou o meu saber com livros de sua farta biblioteca. Ontem (29) senti vontade de ir até a casa dele, a viúva Dna. L., hoje com 88 anos, me recebeu com alegria. Disse que eu podia pegar de presente alguns livros da sua biblioteca.  Depois me presenteou com um caderno , de muitas páginas com anotações do próprio punho do meu amigo Grande Mestre.
Na capa do caderno ele escreveu :
“ Teu profano “eu” é teu Caim que assassina o teu Abel”.Dentro muitas anotações, abri em uma pagina qualquer e essa  foi a que surgiu para ser revelada :  
 
Um comentário, sobre essa matéria, que recebo hoje (30/04/11 - 8:52 h) de um irmão do Dr.Ant.Pu."Um homem que "sabia das coisas", fruto de anos de estudo e dedicação. Outros homens já nascem sabendo, não precisam estudar tudo que ele estudou, sabem todas as respostas. Foi uma homenagem merecida, Lelo, o que você escreveu no seu blog. Notavl " (assina como : Notavl)
 Em uma das paginas, de um dos livros ( Literatura Masónica Contemporanea de Luis Umbert Santos de  1948)  presenteado está escrito:
  
 

Um comentário:

  1. gostei fiquei muito felis em saber que ainda existe moralidade no planeta.

    ResponderExcluir