sexta-feira, 30 de março de 2012

IGUALDADE NA MAÇONARIA - DEFICIENTES FÍSICOS E O LANDMARK 18.


A Declaração Universal dos Direitos Humanos, em seus artigos iniciais, nos fala que:
·      Artigo 1° - Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.
·      Artigo 2° - Todos os seres humanos podem invocar os direitos e as liberdades proclamados na presente Declaração, sem distinção alguma, nomeadamente de raça, de cor, de sexo, de língua, de religião, de opinião política ou outra, de origem nacional ou social, de fortuna, de nascimento ou de qualquer outra situação. Além disso, não será feita nenhuma distinção fundada no estatuto político, jurídico ou internacional do país ou do território da naturalidade da pessoa, seja esse país ou território independente, sob tutela, autônomo ou sujeito a alguma limitação de soberania.
·      Artigo 3° - Todo indivíduo tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal.
Em contra-partida, na compilação de Landmark de Albert Gallatin Mackey (1807-1881) para a Maçonaria Universal, que é tido por muitos como o “conjunto de regras imutáveis que deve nortear a maçonaria”, lemos que:
·      XVIII - Por este Landmark, os cadidatos à Iniciação devem ser isentos de defeitos ou mutilações, livres de nascimento e maiores. Uma mulher, um aleijado ou um escravo não podem ingressar na Fraternidade.
Estive visitando alguns sites de Lojas e Potências Maçônicas e qual não foi minha surpresa quando me deparei com uma foto de um maçom vestido em trajes de Mestre, em uma loja francesa, em uma cadeira de rodas e com facies típicas de portador de esclerose múltipla!
Já tinha parado para pensar outras vezes sobre o assunto “necessidades especiais e maçonaria”, até mesmo por questões particulares e familiares, mas até então, desconhecia a existência de maçons com tal grau de deficiência. Foi aí que reacendeu em mim o questionamento sobre alguns Landmarks da Maçonaria, como o Landmark 18 de Albert Mackey transcrito anteriormente.
Se a Maçonaria se vale dos preceitos de Igualdade, Fraternidade, Liberdade e União, defendendo-os e propagando-os, como pode ter como regra básica de conduta um “artigo” de cunho tão retroativo e preconceituoso?
Se no passado, mulheres, deficientes físicos e “escravos”, não eram tidos como seres humanos em pé de igualdade com os “homens”, esse tempo passou e muita água rolou por de baixo da ponte da história.
Outra incongruência desmedida é o fato de a Maçonaria primar por ser investigadora das verdades e promotora do bem social e, mesmo assim, admitir que seus Landmark “sagrados” são dogmas imutáveis, incontestáveis e absolutos. Que tipo de investigador da verdade é este, que está preso a decretos de algum “desmiolado” preconceituoso do passado, agrilhoado a uma forma pré-estabelecida de pensar, tolhido de seu livre-arbítrio e de sua livre-consciência, trilhando passos já pisados sem poder inquirir um porquê das coisas?
Já era contra o Landmark 18 por ser excludente com as mulheres, que sempre foram nossas iguais e sempre participaram das sociedades iniciáticas do passados, das filosóficas, religiosas e afins. A mulher sempre esteve na Maçonaria desde seu primórdio e só foi “excluída” do seu meio por um pensamento típico clericalista inglês do Século XVIII, machista, escravagista e classicista. É este mesmo pensamento que exclui até hoje pessoas de bem, inteligentes, produtivas, Humanas, de suas lojas, apenas por não cumprirem com os “padrões de perfeição física” exigidos.
Uma das Maçonas mais encantadoras e inteligentes que conheci (sim, uma mulher maçona), minha amiga Stella, falou uma vez que os segredos da Maçonaria residem em seus sinais, palavras e toques especiais e típicos de cada grau. Sendo assim, ela jamais poderia trair os segredos maçônicos, pois, por questões pessoais que a impediam de frequentar assiduamente os trabalhos em loja, muitos desses sinais, toques e palavras ela já havia esquecido ou confundido. Muito parecido já ouvi de graduados mestre-maçons, que tinham receio de visitar uma outra Loja, pois não lembravam como se fazer reconhecer maçons caso isso lhes fosse requisitado.
Assim sendo, se pessoas capacitadas fisicamente podem “falhar” com os ensinamentos maçônicos e mesmo assim, continuar sendo maçons, sem maiores problemas, por que vamos impedir que outras pessoas sejam iniciadas nos mistérios maçônicos, só por não poderem dar um toque ou fazer um sinal? Se possuem capacidade intelectual para estudar, meditar e se aprimorar sócio-cultural-moralmente, não lhes falta nada que seja exigido de um candidato para poder participar dos estudos que os mananciais da maçonaria oferecem a seus consortes.
Muitos expoentes da cultura, das artes, política e várias outras áreas do conhecimento humano tinham deficiências e nem por isso foram menos eficientes em suas atividades. Beethoven compôs a 9ª Sinfonia em Ré menor quando já estava praticamente surdo e muitos consideram que esta peça é sem dúvida fruto do ápice de sua genialidade. Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, mesmo mutilado por sua doença (que até hoje não se confirmou o diagnóstico) continuou esculpindo e em 1796 recebeu uma encomenda de grande importância, para a realização de esculturas da Via Sacra e os Profetas para o Santuário de Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas, consideradas a sua obra-prima.
Atualmente, no esporte, vemos atletas de várias idades e modalidades que são verdadeiras marcas de superação, competindo em olimpíadas e jogos por todo o mundo, e são chamados de “para-atletas”, pois apresentam deficiências físicas. Contudo, a despeito de suas deficiências, dão de 10 a 0 em muitas outras pessoas, atletas ou não, com seus “corpos perfeitos”!
Por isso e por vários outros exemplos que temos, sou levado a crer que nenhuma necessidade especial que alguém possa apresentar é fator impeditivo absoluto para que o mesmo participe da Maçonaria. Já não somos mais operativos; não necessitamos de corpos fortes e mão hábeis para realizar as tarefas de construção e artesanato; nossa obra é realizada com nossa mente e nossa argamassa é o estudo pautado no discernimento e na razão!
Se é Igualdade, Fraternidade, Liberdade e União que defendemos e usamos por lema, que o sejam também por nós propagadas a começar dentro de nossas próprias Vendas e Lojas! Sejamos os exemplos de Igualdade, pois vãs são as palavras, quando não se acompanham de ações.
Fraternos Abraços!
.'.

50 comentários:

  1. BPr.´. Benjamin Franklin, Salute e Fratellanza!
    Simplesmente fantástico, isento de retoques, conciso e firme nos propósitos, leal e justo no entendimento da verdadeira investigação da verdade.
    Dissestes tudo o que todos gostariam de ter dito de há muito tempo. Fostes realmente oportuno em tão brilhante dissertação do que deve ser em essência, a verdadeira maçonaria. Aliás, um pensamento Carbonário digno do melhor apreço e agraciado carinho de todos os seus Bons Primos.
    Que os maçons deste Brasil de maçonaria incongruente, se mire no vosso exemplo e passe doravante a avaliar melhor a necessidade de exclusão do Landmark XVIII e mude radicalmente esse pensamento retrógrado e preconceituoso que impera na Maçonaria do "Rei", e passe a avaliar criteriosamente a possibilidade do ingresso das mulheres, negros e deficientes físicos, já que a Maçonaria Carbonária saiu na frente há muitos anos, rejeitando os dítames absurdos desse famigerado Landemark.
    Parabéns, meu BPr.´.
    V.´.B.´.V.´.!
    Triple Abbraccio.´.
    BPr.´. Giuseppe Garibaldi33.´.

    ResponderExcluir
  2. Carlos Roberto Carrara31 de março de 2012 às 13:41

    Que Maçonaria é essa que vocês inventaram?

    ResponderExcluir
  3. Vou contar uma historinha:

    Os ingleses inventaram uma sociedade chamada Maçonaria. Pouco tempo depois, alguns franceses resolveram pegar o nome dessa sociedade, colocar mulheres no quórum, mudar as leis e mesmo assim ter a cara de pau de chamar de Maçonaria.
    O que muitos não entendem, é que pensam que são maçons, mas na verdade estão sendo iludidos. Não se trata de palavras, sinais ou toques, se trata do nome Maçonaria, ao qual só pertence a essa ímpar instituição as entidades reconhecidas por um tal corpo maior, não é simplesmente abrir uma portinha e fazer as coisas como se quer. É por isso que nunca serão maçons, e nunca serão reconhecidos!
    O landmark 18 é uma lei para as potências reconhecidas. Respeitar sem criticar é o mínimo, sendo que criamos a Maçonaria e vocês a pegaram pronta e deturparam-na.

    ResponderExcluir
  4. Ó, Sagrado Mestre do Universo, como existem ainda mentes tão egoístas e mergulhadas nas trevas da ignorância! Que maçons são estes que preferem seguir uma lei estúpida eivada de preconceito e discriminação e ainda assim dizer que ela é intocável? É por isso que a maçonaria é tão mal vista pela sociedade profana e cada vez mais perde seu mérito de guardiã da verdade.
    Esta maçonaria que dizem que "inventamos" (a Carbonária) é a maçonaria que prima pela liberdade e pela igualdade, luta contra a tirania e a corrupção e prega a humildade como meio mais rápido para se atingir a perfeição. É a maçonaria que procura unir forças pelo bem social, e não dissipá-las apenas pela manutenção da vaidade em querer ser a mais pura. Não queremos ser reconhecidos por potências que só visam o dinheiro de seus membros e que são coniventes com a ignorância, além de tratar a ordem e seus rituais como um teatrinho de escola. Desejamos sim retirar de fato as vendas dos olhos daqueles que não querem enxergar a luz e que preferem se ater a assuntos individuais e que não levam a lugar algum.
    Temos a consciência limpa e serena e sabemos que muitas arestas de nossa madeira precisam ser cepilhadas. Não somos tão arrogantes ao ponto de não reconhecer isso. Porém, ser conivente com o erro gritante do Landmark XVIII, gerado por uma constituição que só serviu aos interesses tiranos da monarquia, é algo que só mesmo um fanático descomedido poderia aceitar.
    B.´.Pr.´. Benjamin Franklin, parabéns pelas suas sensatas palavras. És um dos poucos que ainda luta pelo povo e para o povo!
    Quanto à este assunto, também postei algumas reflexões no meu blog:
    http://ferramentario.blogspot.com.br/2012/03/maconaria-preconceituosa.html

    ResponderExcluir
  5. Roberto Mourão Coutinho31 de março de 2012 às 16:32

    Maçonaria brasileira: GOB-COMAB-CMSB.

    Não sendo dessas, não é Maçonaria, é pirataria!

    ResponderExcluir
  6. A Maçonaria é uma sociedade que requer perfil. Não é casa de apoio, se você tem perfil você entra, se não tem, não entra. Simples assim! Tá com dó, leva pra casa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode acontecer um acidente com qualquer um!!!

      Excluir
  7. Aos profanos de aventais, Roberto Brandão e Roberto Mourão Coutinho:

    A sua maçonaria, aliás, aquela que precisa se agremiar à duas, três ou mais associação de "obediências" maçônicas para ser reconhecida, é justamente o berço das mazelas que está a afligir o futuro da Maçonaria Universal. Uns supostos maçons com vós, que se manifestam e desdenham as diferenças físicas e que não admitem a aplicação da verdadeira justiça, da tolerância e da sabedoria, certamente devem ter sido iniciados numa pocilga onde o caráter moral foi enxovalhado pelo bafo fétido dos porcos numa brincadeira de ritual. Seus comportamentos, portanto, não devem ser dignos de um maçom e muito menos de alguém que pertença legalmente a uma obediência maçônica séria.
    Ao manifestarem-se abertamente contra o seu Ir.´. (se é que vcs são um de nós), com toda a certeza, merecem uma reprimenda de seu Ven.´. se é que vcs tenham um.
    Não é feitio da maçonaria e dos maçons de verdade, tratarem os desvalidos da sorte, com formas preconceituosas e referências pejorativas. Vou sugerir ao nosso Grande Chanceller, que envie uma prancha ao "alto" corpo do GOB, COMAB e CMSB, para que se manifestem sobre vosso post e proporei uma investigação sobre seus nomes, pois não desejo crer que sejam maçons legítimos, como também, não permitirei que a Ordem Maçônica, seja de que obediência for - dita regular ou irregular, tenham em suas colunas elementos da peçonha, da escória e da vergonha maçônica a denigrir a imagem dos filhos da viúva. É justamente nesses momentos, que qualquer maçom se sente envergonhado de se-lo, dado a enxovalha que lhe causa tipos arrogantes como vós.
    Outro, acima, diz que a maçonaria foi criada pelos Inglêses! Por São Theobaldo... Esse Irmão estudo isso a onde? Com o escravagista Pyke, Hugo Chaves, Roberto Requião? A maçonaria existe e está comprovado, desde 1246 e seu estatuto está devidamente registrado na Bolonha. A verdadeira maçonaria, nada tem a ver com isso que os Senhores meus irmãos, brincam de se-lo!
    Vergonha! Vergonha! Vergonha!

    ResponderExcluir
  8. João Silvério Cunha31 de março de 2012 às 20:20

    A Maçonaria Universal pode ser discutida de uma maneira mais suave!
    Maçonaria é aquela que por tradição segue à risca todas as suas leis internas, inclusive as de reconhecimento entre si.
    Sinceramente não consigo enxergar uma mulher ou um deficiente físico a serem iniciados na maçonaria. Isso não é maçonaria, é invenção!
    Não quero criticar os que se dizem maçons estando na irregularidade, apenas quero ressaltar, que a maçonaria é uma instituição que não é aberta a novas observações e invenções diversas de aventureiros que abrem uma portinha no quintal de casa e querem ser Potência Maçônica reconhecida.

    Longe de qualquer ofensa a qualquer trabalho que se diga em nome de Deus, cada um deve ter o bom senso e saber onde está se metendo.

    Um fraternal abraço.

    ResponderExcluir
  9. Meu tio disse que na maçonaria só entra homem. Ele frequenta a uns 5 anos mais ou menos.

    ResponderExcluir
  10. Essa discussão está parecendo um episódio da novela IURD X Mundial.

    Quando eu entrei na Maçonaria, eu não sabia dessa tal história de regularidade, pensei que era uma coisa só!
    Fui iniciado numa potência que não trabalhava com mulheres, se dizia regular mas não era reconhecida pelas tais regulares. Depois fui acolhido numa obediência “andrógena” que reconhece todas, mas não é reconhecida por várias porque aceita mulheres no seu quórum.

    Percebi que não há discussão, que uns sempre seguirão a linha inglesa, e outros a francesa, e estes não se misturarão nunca! Ter sido iniciado numa potência que aceita mulheres, para alguns foi como se eu tivesse cometido um crime de estupro!

    Apesar de ter uma visão liberal na Maçonaria, não concordo com o acesso de deficientes físicos em nenhuma linhagem maçônica, isso deve ser verificado com cautela, para que se caso ocorra, verifique-se o grau da deficiência do suposto candidato, para que este esteja apto à realizar trabalhos de forma intensiva e igualitária, como todos os demais, e para que o mesmo não seja vítima de si mesmo, dentro de um mundo que não conheça.

    Proponho que num possível encontro da Maçonaria Francesa, seja proposto uma alteração no landmark 18 constando da seguinte forma:

    Landmark 18 sugerido:

    “ Os candidatos à Iniciação devem ser isentos de defeitos físicos ou mutilações que os impeçam da prática do rito, livres de nascimento e maiores. “

    Para à G.'. do G.'.A.'.D.'.U.'.
    Era o que continha...

    ResponderExcluir
  11. Desculpe Sr. Walmir, mais não pude deixar de ler suas observações citando meu nome.

    Não percebi nenhum tipo de ofensa à sua pessoa e muito menos à Maçonaria. Em primeiro lugar não sou maçom, e mesmo se fosse, não me envolveria em discussões para denegrir alguém.
    Conheço bastante sobre o assunto, pois pessoas próximas a mim participam dessa sociedade, e pelo que conheço, não precisa fazer muito esforço mental pra saber que nela tradicionalmente não se aceita mulher e pessoas com deficiência física. Estou errado? Realmente eu não tinha ciência que esse assunto era tão relevante para vocês e por conta disso acabei até sendo irônico. É bem verdade que sou um profano de avental, eu realmente não sabia dessa de maçom regular e irregular e a mim não desperta nenhum interesse em saber mais sobre.
    Espero que a internet ainda continue sendo um meio onde todos possam dar suas opiniões sem que hajam situações como essas.

    ResponderExcluir
  12. O verdadeiro maçom em primeiro lugar acima de tudo,respeita a mulher a qual está casado,se não respeita a própria fámilia não é digno de confiança e digno de adentrar a um templo.

    Traz em sim 24 horas do dia a auto observância dos seus egos e vícios.

    Vê que a vida é uma ilusão,e na bondade e retidão encontra o sentido da vida

    Sabe que a maçonaria é o conhecimento que se adquire internamente,e que nada tem a ver com intelectualismos.

    Conhece as leis do universo e trabalha com elas pra viver em harmonia com o cosmos

    Fazer parte de uma instituição maçônica não quer dizer que o é.Aptidão não se cria,já se nasce com ela,isso é uma lei imutável

    A instituição maçônica deve se adaptar as mudanças e padrões da sociedade moderna,porque a mesma não é a verdadeira maçonaria,e sim uma projeção SIMBÓLICA de um conhecimento universal.

    A maçonaria se faz necessário na face da terra enquanto o homem for escravo de seus vícios e desejos mundanos.

    ResponderExcluir
  13. Roberto Mourão Coutinho1 de abril de 2012 às 06:50

    Walmir bom dia!
    Não lhe conheço, não tenho nada contra você ou contra a sua maçonaria. Como o outro Roberto, também não pertenço a essa instituição.
    Meu comentário anterior teve base em pesquisas e convívio com outras pessoas que se diziam associados à Ordem.
    Retiro publicamente o que escrevi anteriormente: “Não sendo dessas, não é Maçonaria, é pirataria!”.
    Sinceramente pouco me importa quem é ou quem não é, o que precisa ou o que não precisa, etc. Não sabia que Hugo Chaves é maçom, motivo pelo qual me ajuda a querer distância da maçonaria, também nunca ouvi falar do tal Roberto Requião.

    Enfim, espero ter me esclarecido com todos e creio que ninguém aqui postou alguma coisa para ofender, e sim para dar suas ingênuas opiniões sobre o tema.


    Grato
    Roberto Mourão Coutinho

    ResponderExcluir
  14. Considerando a inteligente retratação e esclarecimentos vossos, bem como, a declaração de que não se tratam de maçons, sinto-me aliviado por não ter discutido o tema com IIr.´. da Ordem.
    Todavia, preocupa-me sobremaneira o facto de que informações distorcidas acerca da Ordem Maçônica, sejam passadas erroneamente e desorientando a sociedade. Como membro da Maçonaria Carbonária, aquela que deu vida ao GOB em 1822, e estando a trabalhar de forma ininterrupta por 29 anos na Ordem, sinto-me à vontade para debater sobre a verdadeira história maçônica e suas mazelas no contexto universal.
    Muito obrigado pelos seus esclarecimentos e desculpo-me pela forma radical com que me manifestei. Mas essa forma, é própria dos Carbonários que lutam dioturnamente pela liberdade, União, Igualdade e Humanidade. Essa formula, sempre foi a prática da verdadeira maçonaria (Deus e o Povo), infelizmente, distorcida e vilipendiada por uma maçonaria comercial e venal como a que foi criada na Inglaterra em 1717. Recebam minhas escusas aliadas ao meu fraternal abraço.
    Walmir Battu - PM.´.GM.´. 33.´.
    Grande Chanceller Gda.´. dos SS.´. da Grande Loja Carbonária do Brasil
    No Brasil desde 1700.

    ResponderExcluir
  15. A eugenia infelizmente é muito latente em muitas instituições, e também em muitas maçonarias como podemos perceber. E existe justamente com esta tentativa de "purificar raças" ao invés de uni-las num só propósito de bem social. Observei comentários aqui quase idênticos ao de Hitler em seu ápice no comando nazista. E de pessoas que nem sabem do assunto.
    Entre muitos maços é hipócrita a atitude de aceitar e seguir piamente um Landmark (no caso o XVIII) que vomita preconceito e discriminação. Engraçado que outros Landmarks criados por esta outra maçonaria que se diz tão regular, que deixam bem claros em seus parágrafos a obrigação do zelo pelo segredo e pelo sigilo de ritos, além de todos os outros assuntos maçônicos, são desrespeitados descaradamente. Já soube de casos de irmãos (se assim podemos chamá-los) que depois de sessões, ao invés de irem para casa meditar no seu dever e cuidar de suas esposas e seus filhos, iam para a zona de meretrício, com aventais e balandrais debaixo dos braços, divertirem-se a noite toda ensinando sinais, toques e palavras para prostitutas. Isso é ser regular?
    Quando é que perceberão que o que faz um homem e uma MULHER maçons não são potências nem siglas (que mais se assemelham à corrupção de partidos políticos) e sim o seu próprio caráter e suas atitudes de caridade e amor ao próximo? Não são as instituições que fazem o ser humano maçom, e sim, o próprio indivíduo que SE FAZ nesta condição.
    O intuito deste artigo não é o de dizer que a Carbonária é a melhor de todas as maçonarias. A idéia central destas reflexões é ir contra absurdos egoístas e discriminatórios dos quais muitos preferem varrer para baixo do tapete e deixar como está, com o argumento de que se trata de uma "lei pétrea", portanto, intocável.
    Desculpem-me os fanáticos ortodoxos, mas não encaro o combate ao preconceito contra as mulheres e contra os deficientes físicos como uma simples INVENÇÃO.

    ResponderExcluir
  16. Comentado em http://ferramentario.blogspot.com.br/2012/03/maconaria-preconceituosa.html:

    "Grande B.'.Pr.'. Rui (Rogério), tiraste as palavras de minha boca! Nossos "post" sobre o mesmo tema são vistos como incômodos e despertam tanta irritação, justamente pelo fato de relatarem opiniões que deveriam ser as defendidas por toda a comunidade maçônica mundial, mas que não o é! Não somos melhores que ninguém, nem mais regulares ou irregulares que outros. Somos Maçons conprometidos com o bem comum. Alguém escreveu uma bobagem enorme sobre a Maçonaria não ser "Casa de Apoio". Bobagem sim, pois um dos reais objetivos sociais da Maçonaria é o trabalho filantrópico. Contudo, admitir uma mulher ou um deficiênte físico em seu quadro, não torna uma loja uma casa de apoio ou de ajuda; apenas serve para torná-la mais humana e fraterna, equilibrando energias e propagando a Igualdade através da coexistência pacífica e harmoniosa dos que são aparentemente diferentes.
    Aos que são Maçons e pensam diferente, sugiro que estudem mais e reflitam. Aos que não o são, peço que não perpetuem o preconceito e a discriminação, sob qualquer pretexto, forma ou circunstância que se figure.
    A todos, deixo meu fraterno abraço e votos de paz para a construção de uma sociedade mais justa e humana."

    ResponderExcluir
  17. Nosso mundo está em constante evolução onde tem se apresentado significativas mudanças, fazendo com que a questão da entrada de pessoas com deficiência, na Maçonaria, deva ser repensada.
    Em inúmeras Lojas, há muito tempo, a mulher é iniciada e faz parte dos trabalhos, deixando de lado o que rege o preconceituoso Landmark 18, que proíbe tal pratica, dentre outras.
    Da mesma forma, acabando com o preconceito, pode ser que pessoas com alguma deficiência possam fazer parte da Ordem e participar dos Trabalhos para seu aprimoramento espiritual e intelectual, e para que possa contribuir no desenvolvimento de uma sociedade melhor.
    Entretanto, sempre existirão algumas restrições aos candidatos, além das principais de acreditar em um Ser Superior que nos criou, ser Livre e de Bons Costumes. Pode ser que ele tenha alguma deficiência física, que não lhe permita fazer a marcha, fazer o sinal, dar o toque ou a palavra, mas, este deve ter capacidade intelectual suficiente para acompanhar os Trabalhos, compreender os símbolos e alegorias e que possa, de alguma forma, fazer as lições que lhe são necessárias para o aprimoramento do conhecimento.
    O mundo está mudando. Os maçons não são mais como eram os da Antiguidade. A Maçonaria não deve também evoluir, visando o bem maior à humanidade?

    B.’. Pr.’. General Bento Gonçalves.’.

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  20. Josi Dawidziak Piazzetta4 de abril de 2012 às 13:37

    Gostei do que vc fala no texto, se todos tivessem coragem para fazer isto, tudo seria diferente.

    ResponderExcluir
  21. Maria Jacqueline Schneider Biermeier4 de abril de 2012 às 13:38

    Eu adorei o texto. Eu admiro pessoas que falam respeitosamente sobre uma nova idéia em cima do que é dito há tantos anos e você fez isso como ninguém.

    ResponderExcluir
  22. Querido B.’. Pr.’.!

    Texto excelente! Parabéns pelo texto e pelas “tréplicas”! hehehe E parabéns aos BB.’. PPr.’. e IIrm.’. livres de preconceitos, que realmente veem a luz!

    Aproveito para duplicar aqui minhas reflexões sobre esse “landmark”:

    Landmark XVIII de Anderson - Um landmark de incoerência e ignorância

    Quando os olhos continuam vendados

    Bem como as leis são cheias de emendas e remendos para constituir, e na maior parte das vezes deturpar, a constituição de um país, o landmark XVIII de Anderson é uma corrupção dos ideais mais básicos que formam a argamassa da fundação estrutural da maçonaria.

    Nós Carbonários já repudiamos a ideia de não termos mulheres em nosso meio. A ideia setorista e sexista, insinuosa na superioridade do sexo masculino é de ignorância tremenda e sem justificativas para não aceitar as delicadas mãos em nossos trabalhos, que no alto da falta de baldrames nesse aspecto de tal landmark, se desfaz perante os nossos Machados. E vale dizer que ter mulheres em nossos Trabalhos, não se trata apenas de modificações dos tempos modernos, pois na história da humanidade sempre tivemos exemplos de mulheres nos meios filosóficos, místicos e políticos, a exclusão delas em nosso meio trata-se de um regresso cultural grosseiro. Só para citar Diotima de Mantinea, Pítia de Apolo, Teano, Temistocleia (que foi mestra de Pitágoras e que teve também sua filha Damo, a qual publicou os tratados do pai sobre geometria e a construção de um cubo), Hipácia de Alexandria, Maria Madalena, amazonas, musas, sacerdotisas, sabias, filósofas e etc. Não precisa ir muito além para entender isso.

    Em segundo ponto: Um landmark maçônico que admite a palavra escravo com essa naturalidade é inaceitável. Entendo que em certos períodos, devo dizer sombrios nesse aspecto, isso se tornou tolerável culturalmente, porém é de uma bestialidade absurda. Lutamos pela Liberdade, Igualdade e Humanidade, e em nenhuma dessas palavras a escravidão cabe de algum modo. Ainda assim, um escravo pode ser livre de ideias contrapondo seu estado físico e temporário.

    Assim como o estado físico de uma deficiência, não pode ser empecilho para um maçom. Mesmo no modo operacional o deficiente não pode ser tratado como um inútil e sim, Apenas é apto para tarefas mais específicas e/ou ferramentas adaptadas. Quem dirá na maçonaria especulativa. Ou iríamos impedir de Trabalhar com nomes como Homero, Leonhard Euler, Demócrito, Dídimo por serem cegos; os muitos disléxicos notáveis, artistas, políticos, cientistas; ou Beethoven por ser surdo; ou qualquer deles por serem cadeirantes, se o fossem? E se um dos irmãos de uma dessas lojas fosse deficiente físico, aleijado, cadeirante? Ou se viesse a se tornar em uma fatalidade? Digo que a escada simbólica, pode bem ser uma rampa simbólica e até um elevador, pois o que ascende rumo a luz não é a matéria mas sim as almas dos obreiros. Esse landmark (palavra que significa: divisor de terra, ou marcação de território, no inglês) marca uma extremidade de um canteiro preconceituoso, ignorante e propagador dessas características. Características opostas ao fito da construção de uma sociedade Justa e Perfeita.

    Como construtores que somos deveríamos abrigar aos deficientes inclusive mentais em canteiros específicos para isso, ou no meio social infiltrado de modo sutil. Os ideais e ensinamentos morais maçônicos do amor devem transpassar as paredes e as dificuldades físicas tornando-as mais leves aos que se abatem por elas. Dentro de qualquer corpo físico, deficiente ou não, existe uma alma a espera da liberdade dos grilhões da matéria, na qual nenhuma alma é detentora de nenhum tipo de deficiência senão as deficiências morais e espirituais comuns em todas as criaturas, que serão deixadas com a experimentação e aprendizado que nos é reservado na mecânica divina da eternidade.

    T.’.F.’.A.’.

    Magnon de Oliveira Almeida.’.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou cego desde o nascimento, e sei que não sou inútil, ou alienado da realidade que me cerca. Sou intelectualmente capaz, fisicamente capaz, desde que a capacidade física não seja medida através dos olhos físicos. Pois, como sempre digo em minhas lives no periscope, para ver, não é preciso enxergar. Tanto assim, que estou aqui, "lendo" e escrevendo. Embora a maneira que tenho para "ler", seja por meio da audição, ouvindo um software instalado no computador, que com voz sintetizada faz a leitura do que está escrito. E, normalmente uso o teclado para escrever. Não precisa ser teclado adaptado, nem em braile, nem coisa nenhuma. Fiquei muito "triste" ao saber de um colega de trabalho que na maçonaria não aceitam-se pessoas com deficiência, e eu, não seria jamais aceito por ser cego. Escrevo triste emntre aspas, porque não tenho tempo para ficar triste com a falta de conhecimento e grandeza de espírito de alguns em relação às pessoas com deficiência. Pensei em procurar a maçonaria, pois me identifico com os ideais defendidos por esta augusta ordem, mas diante de tanto preconceito, percebo que nada é como parece ser. Lamento, mas sei eu próprio das minhas capacidades, e não preciso prová-las a ninguém. Trabalho, sou funcionário do Poder Judiciário Federal, tendo prestado concurso como qualquer outra pessoa. E embora tenha entrado pela lei de cotas, a minha prova foi igual às demais. Com a diferença que para fazer a prova, minha dificuldade foi é sempre muito maior do que a de quem se julga "normal". Seguirei construíndo pedra por pedra, mentalidade dos desconhecedores tentando mostrar que deficientes são eficientes tanto quanto os deficientes sem deficiência aparente.

      Excluir
  23. Concordo com o irmão Giuseppe!
    Numa sociedade em constante evolução seria de uma ignorância extrema seguir à cega um landmark tão preconceituoso e excludente.
    Se o que se pretende é a engrandecimento cultural, do espírito e a busca pela melhora de cada um, não consigo conceber a idéia segregante que vi em alguns comentários.
    Como é possível falar em Deus, em princípios de igualdade, fraternidade, se ao mesmo tempo excluem mulheres e deficientes físicos como se fossem menos capazes que os homens????
    Isso me soa ignorância ou arrogância extrema, que devem ser extirpados da sociedade.
    Como é possível falar em evolução com pensamentos preconceituosos como estes?
    Antes ser um maçonaria irregular, ou não reconhecida, a ser uma potência que prega as diferenças, preconceitos e imoralidades!!!

    ResponderExcluir
  24. Caros Irmãos em seus GGr:. OOr:.,

    S:.F:.U:. S:.S:.S:.
    Segue abaixo um link da página informativa oficial da Grande Loja Unida da Inglaterra, onde uma Irmã da Maçonaria Feminina exerce cargo na GLUI.

    Fato interessante, principalmente para aqueles que veneram a GLUI e combatem a Maçonaria Liberal (será que alguns deles perderão o sono ?).

    http://www.freemasonrytoday.com/ugle-sgc/ugle/item/526-publicity-without-spin

    Recebam meu Tr:. e Fr:. Abr:.

    ResponderExcluir
  25. Fernando Luiz de Souza8 de agosto de 2012 às 14:21

    Excelente texto para reflexão. Põe o dedo na ferida. Sou deficiente(não cadeirante) e realmente não conseguia entender o porquê de ser tão discriminatório, cheguei a compara-lo com as leis da igreja católica romana.
    Se é uma falha ou uma não evolução só o tempo dirá, Por enquanto ,é a maçonaria que não merece que eu esteja em seu meio.
    Com T.'. F.'. A.'.
    Ou vão querer dizer que a Lei do Triângulo é exclusividade da Ordem.

    ResponderExcluir
  26. Sou de uma loja no Gob-RS e posso dizer que fui iniciado sem ter a mão direita. Através de uma loja em Porto Alegre, a grande Oriente do Brasil está quebrando esse land-mark.

    T.'.F.'.A.'.
    APr.'.M.'.
    Cesar Frozza

    ResponderExcluir
  27. JULIANO MATIAS DE DEUS19 de fevereiro de 2013 às 19:38

    Caro irmão e mestre,gostei muito de seu texto,ao contrário de alguns que postaram coisas sem princípios.
    A VERDADEIRA MAÇONARIA não distingue raça,sexo,níveis sociais etc...
    A maçonaria extende e unen-se os laços fraternais entre os verdadeiros irmãos e irmãs.
    Um TFA a todos.

    JULIANO MATIAS DE DEUS

    ResponderExcluir
  28. Parabéns pelo texto, esperamos que este landmark seja cada vez mais levado ao esquecimento!!!!

    "A maçonaria é um verdadeiro púlpito para a expressão de idéias diferentes, pois somos “livres” nas ações e nas palavras. Portanto deveremos ter a sensibilidade para absorvermos o que a nossa razão permite."

    TFA.´.

    ResponderExcluir
  29. Boa noite a todos, estive a pouco vendo as belíssimas dissertações sobre maconaria e landmarks. Pessoas esclarecidas se manifestaram e gostaria de contribuir um pouco, vamos lá. A maconaria quando criada tinha uma situação que na época em que foi organizada concordo-se há época que iria-se seguir um determinado número de regras (landmarks ) que nao poderia esta "associação " muda-lãs sobre pena de que ela seria dissolvida e se tornaria qualquer outra coisa menos a. Maconaria que ora se organizava. Senhores no landmarks 18 sita-se negros que hoje são aceitos por que entende-se que são homens como situado em landmarks anteriores, mas, quanto a entrada de mulheres e deficientes físicos eu sou particularmente a favor da entrada destas pessoas em nosso meio, porém , seria o mesmo que eu começa -se a jogar um tipo de jogo e em um determinado momento resolve-se mudar as regras. O"jogo" te convida a entra e te esclare-se as regras voce aceita. Ou nao. Pode-se formar uma associação de pessoas livres e de bons costumes e espalha-Los por toda a superfície da terra e dar a esta associação qualquer nome menos Maconaria por que esta já foi organizada a séculos com estas regras quem nao aceitar e livre para se organizar como e com quem quiser , espero que entendam a minha humilde opinião. U T.'.F.'. A.'.

    ResponderExcluir
  30. Infelizmente, ao fazer uma pesquisa pela palavra "LANDMARKS", acabei por entrar nesse blog.
    Quanto ao questionamento do Landmark 18 nota-se claramente que alguns profanos de aventais acham que podem tudo e que vale tudo. Tanto é que até fundaram loja (com l minúsculo mesmo). Tais lojas se faz a filiação por e-mail e aceitam-se mulheres, as quais chamam de "maçonas".
    Parei menos de um minuto para pensar e imaginei uma cena dantesca:
    - Início da reunião, a sec:: começa a ler as pranchas e a maria das couves manda um SMS pra cumadre: "tão falando de vc aqui";
    - sessão de exaltação, josefa dos feijões fotografa a tudo e a todos e posta no 'feice';
    - Numa sessão qualquer, josefina dos arroz resolve filmar tudo e posta no youtube.

    Senhores, coloque outro nome nessa sua sociedade. Mas não a chame de Maçonaria.

    ResponderExcluir
  31. Hoje, as mulheres ocupam elevados cargos em empresas privadas, no poder Judiciário, no Executivo e no Legislativo, possuem mais cursos superiores que os homens, são arrimos de família (ganhando muitas vezes bem mais que os maridos) e chegaram neste país a ocupar o cargo de presidenta da República. Porém, alguns machistas e algumas instituições filosóficas que pregam a fraternidade, liberdade e "igualdade" não vêem isso.
    É realmente lamentável.
    Parabéns pelo texto e por ser tão esclarecido, Diego.
    Se metade dos maçons pensassem como você, haveria uma bela mudança dentro das lojas.

    ResponderExcluir
  32. Fui iniciado a mais de uma década, e com segurança em minhas palavras posso afirmar que no princípio de minha caminhada dentro da instituição, muitos questionamentos surgiram, e um deles foi landmark 18. Com os conhecimentos adquiridos, posso afirmar com segurança que a grande força da Maçonaria está concentrada em não mudar uma vírgula se quer de todos os landmarks. Nossa instituição é perfeita em tudo quanto ensina, infelizmente as falhas existentes estão nos iniciados que não assimilam sua essência. Discutir o landmark 18 sem ser iniciado se torna uma empreitada sem êxito, e se um iniciado apoiar sua mudança, por certo não adquiriu conhecimentos suficientes dentro da Ordem, pois essas leis são IMUTÁVEIS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Wagner, respeito sua opinião. Contudo, a Maçonaria é uma instituição que preza pelo desenvolvimento do indivíduo e pela busca da verdade, logo, deve permitir mudanças, pois, sem mudanças não há progresso. Os Landmarks foram criados por homens do Século XVIII, baseados nos pensamentos daquela época e daquele local. Muita coisa mudou e nem tudo que era verdade naquele tempo ainda o é. Por vezes, mudar é necessário!

      Excluir
  33. O requisito mais importante para ser recebido maçom é ter o coração sensível ao bem. O resto são filigranas. O aleijão que deve ser proibido de entrar na Ordem Maçônica é só um: o aleijão moral.
    TFA
    Arthur Aveline
    ARLS Acácia Porto-Alegrense 3612
    MI - RM - GOB/RS

    ResponderExcluir
  34. Quem acusa, levanta falsos testemunhos não iniciado, é profano, no meu ponto de vista é expuria,algo que´imutável e que foi escrito e assinado por nossos antepassados, não pode ser mudado ou questionado, nada contra as mulheres, mas não da certo homem e mulher junto, isso já foi discutido em outros posts, e as próprias mulheres reconheceram isso.

    ResponderExcluir
  35. Ainda há raios de luz por entre as trevas.

    Fico imensamente feliz de saber que não apenas o Ir.'. dono deste blog se manifesta a favor do progresso da Maçonaria (que deveria sempre estar à frente, e não atrás do progresso da sociedade), mas outros IIr.'. também se posicionam da mesma forma.

    Para os menos esclarecidos, a Maçonaria não começou na Inglaterra, começou no Egito. As iniciações eram similares porém literais, e haviam tanto sacerdotes quanto sacerdotisas em seus templos, ocupando cargos e participando dos ritos.

    Para os que sabem enxergar a simbologia, vejam esta imagem: http://antigoegito.org/wp-content/uploads/2010/10/julgamento.jpg
    É a "pesagem do coração", feita pela deusa Maat. O candidato (aquele que usa vestes cândidas), precisa provar que seu coração é mais leve que uma pena, ou seja, consciência limpa e livre de vícios. Lembra a vocês alguma fase de vossas vidas maçônicas? Espero que sim.

    Na Inglaterra foi criada a Maçonaria Operativa, que teve seu ápice no século XIII, sob forte influência da Igreja Católica, e regida pelos "Old Charges", ou Antigas Obrigações.
    No início do século XVII, começaram a ser iniciados homens não operários (nobres, professores, eclesiásticos), e as regras, estatutos e objetivos precisaram ser adaptadas para os novos tempos e pessoas.

    Obs: Imagina se não tivessem feito isso? nenhum dos que reclamam hoje seriam sequer maçons! Que ironia!

    Após esta mudança que originou-se a Maçonaria Especulativa, praticada nos dias atuais. Agora tratamos com alegorias, símbolos e metáforas tudo aquilo que era, também, literal para os Maçons Operários.

    Já conheci muitos bons e maus maçons. Conheci homens pequenos e arrogantes, prepotentes e machistas, que usam a maçonaria como "clube do bolinha" para se sentirem superiores à outros homens, sob a falsa premissa de praticar bons atos e se auto-lapidar. Não lêem instruções ou se aprimoram, e gostam apenas de discutir política e correr para o Ágape.

    Estes não são Maçons (menos ainda os que manifestam suas opiniões anonimamente ou através de pseudônimos). A eles só posso recomendar que estudem, deixem sua arrogância de lado e aprendam mais do que sabem hoje.

    Maçons buscam o progresso e a verdade, ao invés de temer a evolução da própria instituição, vendo novos integrantes como possível competição.

    Esta é minha palavra.

    M.'. M.'. Paula Hasstenteufel

    ResponderExcluir
  36. Eu concordo com todos os Landmarks e todas as regras ali estabelecidas e não devem ser negligenciados. Sou contra o ingresso de mulheres na Maçonaria Regular,pois os praticam o Rito Solar,todos maçons que estudam esoterismo e o levam a sério sabe que as mulheres iniciadas nos antigos Mistérios praticam o Rito Lunar.Um deficiente físico Maçom não pode ser iniciado isso não é Dogma ou Postulado é Tradição,porém se por um infortúnio da vida o Maçom é acometido por um acidente e um de seus membros é mutilado,ou adquire uma enfermidade como no caso do escultor Maçom Antonio Francisco Lisboa o nosso querido Aleijadinho,ele continuará sendo Maçom,pois uma iniciação não se devolve.Caso contrario isso é inconcebível descaracterizaria a Maçonaria como Instituição,seria como se a Maçonaria deixa-se de ser uma sociedade discreta.

    ResponderExcluir
  37. Estou plenamente de acordo com todos os Landemarks eles foram escritos para serm observados

    ResponderExcluir
  38. Em pleno século que estamos ainda algumas pessoas discutem a respeito de onde as mulheres devem ou nao estar ,nossa...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Marcela, infelizmente é verdade... ainda se discute isso!!!

      Excluir
  39. Em pleno século que estamos ainda algumas pessoas discutem a respeito de onde as mulheres devem ou nao estar ,nossa...

    ResponderExcluir
  40. Sofri um acidente no passado e perdi a falange distal do dedo indicador e do medio da mão esquerda, pequenos fragmentos, poderia eu sed recusado na maçonaria. Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo. Pelo que rege o Landmark 18, um defeito físico o impediria de ser iniciado. Claro que isso tem mudado e temos muitas pessoas, homens e mulheres, com diferentes graus de necessidades espaciais, que participam da Maçonaria normalmente!

      Excluir
  41. Sofri um acidente no passado e perdi a falange distal do dedo indicador e do medio da mão esquerda, pequenos fragmentos, poderia eu sed recusado na maçonaria. Obrigado!

    ResponderExcluir
  42. O Landmark 18 Veda as iniciações por razões ritulisticos, tanto que uma vez iniciado, sequelas físicas não interferem em sua atividades em loja. S .'. F .'. U .'.

    ResponderExcluir