segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

AS PORTAS


As Portas

Por Diego de Almeida.'.

Aos nove sois, da primeira lua, do ano da Graça de Nosso Deus e Senhor Jesus Cristo de 2012 da Era Cristã.'.

Porta, portal
Porteira, portão!
O que é a porta senão
Um simples sim ou não
Ao pedido de passagem?
Passagem... mudança.
Tolo quem pensa
Que passar pela porta
É simples assim...
Pois não o é!
Passar pela porta
Demanda muita energia
Determinação e coragem!
Doutro lado está
O desconhecido!
Sim! Mesmo a porta de casa,
Guarda o que não se sabe:
Se fora estamos, não sabemos
O que nos espera lá dentro;
E de cá de dentro,
O que o mundo nos reserva lá fora!
Porteiras da vida
Abrem-se agora diante de nós!
- Não te prendas à materialidade!
Estes portais podem ser
Menos palpáveis que o ar
Ou que o tempo, ou a luz!
Pontos de passagem
Marcos de mudança:
O aniversário;
O Ano Novo;
O casamento;
O primeiro dia do novo trabalho;
A formatura.
Toma coragem!
Tem metas!
Atinje e ultrapassa cada ponto desses!
Vários são fáceis:
Eles passam por nós
Se não tivermos atitude...
Mas outros, nem tanto
Dependem de nossos esforços!
E tem certeza
De que em cada conquista,
Em cada data, festiva ou não,
Em cada passo que se dê
No mundo físico ou
Na dimensão do tempo-espaço
É uma porta que se passa!
Mas nem por toda porta
Se pode regressar!
Tem cuidado de escolher
A porta certa para entrar
E não chores nem te amargures
Se o portal pelo que entraste
Era o errado para ti!
Já que não podes voltar
Segue em frente, então
E busca nova porta
Que te tires desta situação!
Não se conserta um erro
Voltando-se ao passado
Mas sim, buscando remendo
Ao que fora rasgado
Pedindo desculpas
A quem saíra magoado
Estendendo a mão
Ao que caíra por terra
Dando o devido valor
A quem o merecera!
Porta, portão
O que é a porta então?
Vais descobrir, meu Irmão!
Passaste por ela
E muitas virão!
De portas é feito o mundo...
Por uma porta nasceste!
E quando a terceira das Parcas
Decidir que o teu fio tecido
Já tem o tamanho devido
E o cortar, sem menos nem mais
Passarás então
Pela porta derradeira...
A porta primeira!
E porquê não?
De onde saímos
É para onde voltamos!
Eis a grande questão!

3 comentários:

  1. "É nesta porta, meu companheiro,
    que não por inteiro
    deixarás num canteiro
    uma muda em botão,
    sentirás pelo cheiro
    sem dó nem receio
    a flor do centeio
    brotando no coração"

    Triple Abbraccio, meu estimado B.'.Pr.'.!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, B.´. Pr.´.
    Vejo que tens tino e jeito para os versos também! Deverias explorar mais este teu lado. Triple Abbraccio.´.

    ResponderExcluir
  3. Napoleão Bonaparte.'.10 de janeiro de 2012 às 12:35

    A Porta

    de Vinicius de Moraes:

    Eu sou feita de madeira
    Madeira, matéria morta
    Mas não há coisa no mundo
    Mais viva do que uma porta.

    Eu abro devagarinho
    Pra passar o menininho
    Eu abro bem com cuidado
    Pra passar o namorado
    Eu abro bem prazenteira
    Pra passar a cozinheira
    Eu abro de supetão
    Pra passar o capitão.

    Só não abro pra essa gente
    Que diz (a mim bem me importa...)
    Que se uma pessoa é burra
    É burra como uma porta.

    Eu sou muito inteligente!
    Eu fecho a frente da casa
    Fecho a frente do quartel
    Fecho tudo nesse mundo
    Só vivo aberta no céu!

    ResponderExcluir