sexta-feira, 29 de setembro de 2017

ESTÁ TUDO ERRADO COM AS ESTAÇÕES DO ANO!!!


Alguém já teve a impressão de que está tudo errado com as estações do ano? E se eu dissesse que está errado mesmo? Quem nunca reclamou de ondas de frio intenso em pleno outono e picos de calor no inverno? Mas o que será que está errado? Seriam tão somente as alterações climáticas globais ou existe algo a mais?
Primeiramente quero deixar bem claro que não sou astrólogo, astrônomo, astrofísico ou qualquer coisa que se valha. Este artigo é fruto de inconformismo com as Estações do Ano e de elucubrações que venho fazendo desde a infância. Mas para melhor entender o que tenho a discutir, é necessário que entendamos antes os princípios de Solstício e Equinócio, que são os marcos definidores das Quatro Estações. Para isso, transcrevo a explicação do site Mundo Educação (http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/solsticios-equinocios.htm):
Os Solstícios e equinócios são nomes dados aos dias que iniciam as estações do ano. A implantação dessas datas teve como pressuposto a intensidade com a qual os raios solares atingem a superfície terrestre.
Solstício é uma palavra oriunda do latim que significa “parado”. Esse fenômeno acontece no período do ano em que a Terra recebe uma quantidade maior de luz sobre um hemisfério. Os solstícios ocorrem em duas datas do ano: 21 de junho e 21 de dezembro. No solstício de 21 de junho, dá-se início ao verão no hemisfério Norte, desse modo, os dias são mais longos do que as noites. Já no hemisfério Sul, a data em questão marca o começo do inverno, no qual as noites são mais longas que os dias. No solstício de 21 de dezembro, inicia-se no hemisfério Norte a estação de inverno, período em que as noites são mais longas que os dias. Já no hemisfério Sul, a data determina o começo do verão, estação em que as noites são mais curtas do que os dias.
Equinócio é uma palavra derivada do latim que significa “noites iguais”. Esse fenômeno acontece quando os raios solares atingem com grande intensidade a zona intertropical, o que favorece uma uniformidade quanto à quantidade de luz e calor recebida pelos dois hemisférios (Norte e Sul). Os equinócios acontecem duas vezes por ano: 20 de março e 23 de setembro. No equinócio de 20 de março, data que marca o início da primavera, os dias são mais longos do que as noites, isso no hemisfério Norte. Já no hemisfério Sul, a data marca o começo do outono, com noites mais longas do que os dias. No equinócio de 23 de setembro, dá-se início ao outono no hemisfério Norte, com dias mais curtos que as noites. Já no hemisfério Sul, a data marca o começo da primavera, apresentando noites mais curtas que os dias.
Após esta explicação, alguns indivíduos mais atentos talvez tenham percebido um fato interessante: as Estações do ano iniciam-se por extremos!
Não conseguiu entender? Tudo bem, vamos exemplificar usando o Inverno, que “terminou” há poucos dias; o Inverno iniciou-se oficialmente em 21 de junho, o Solstício de Inverno, o dia de maior inclinação do eixo da Terra em relação aos raios solares e, por conseguinte, o dia cuja noite tem a maior duração do ano (neste Hemisfério). A partir daquela data, a Terra vai mudando de posição e a irradiação Solar vai, paulatinamente, direcionando sua perpendicularidade do Trópico de Capricórnio (no Hemisfério Sul) para a Linha do Equador. Quando os raios solares ficam perpendiculares a ela, ambos hemisférios terrestres recebem quantidade igual de luz e dia e noite tem a mesma duração – eis o Equinócio! Logo, a descrição anterior não é precisa, haja vista que o Inverno inicia justamente no dia mais frio do ano – ou melhor dizendo, de menor incidência solar - e, a partir de então, as noites passam a ser progressivamente mais curtas até atingir o Equinócio. Por conseguinte, Primavera e Outono iniciam-se nos dias em que a noite tem a mesma duração que o dia e este período noturno fica menor ou maior, respectivamente, até o final da Estação.
Logo, no caso do Inverno, as noites já vão ficando maiores durante todo o Outono até atingir o máximo no início oficial do Inverno e, a partir de então, elas passam e ficar menores no decorrer da Estação.
Dá para entender porque não é nenhum absurdo termos tempo frio em maio (final do Outono) ou dias quentes em setembro (final do Inverno). Porque nessas épocas, na verdade, a Estação já mudou, apenas não foi iniciada oficialmente.
Solstícios e Equinócios deveriam marcar o meio das Estações, que é algo mais realista. E não o seu início! Se fosse para ser mais realista com os eventos meteorológicos e climáticos, o Inverno deveria começar no dia 05 de maio, a Primavera, em 05 de agosto, o Verão, em 05 de novembro e o Outono, em 05 de fevereiro; ou seja, cerca de 45 dias antes do que é oficialmente – nos Solstícios e Equinócios!
Claro que isso tudo é apenas elucubração de uma mente insone e nunca serão alteradas as datas de inícios das Estações..., mas, da próxima vez que você for reclamar de frio em maio ou calor em agosto, lembre-se: não é o clima que está errado; nós é que interpretamos ele da forma errada!


3 comentários:

  1. Eu estava pensando extamente isso hoje, até que resolvi pesquisar minhas indagações no Google e cheguei até aqui. Os equinócios e solsticios deveriam acontecer exatamente na metade de cada estação e não no início.

    ResponderExcluir
  2. pois eh. eu tambem percebi isso no ultimo ano....

    incrivel como o ser humano eh bosta kkkk

    ResponderExcluir
  3. Até q enfim alguém percebeu isso tbm. Pensava q só eu era maluca em pensar isso. As datas q marcam os inícios das estações são erradas.

    ResponderExcluir