terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

ORDO AB CHAO - O RITO ESCOCÊS ANTIGO E ACEITO E A IGNORÂNCIA DE MUITOS


É incrível como as pessoas costumam “demonizar” o que não conhecem e criar associações e relações de dependência ou causa-e-efeito em casos que não se procede ou que não cabe associação. A Maçonaria, tal e qual a Religião ou a Política, possui vários Ritos, ou seja, várias formas de ser praticada e vivida. Não existe um Rito apenas que seja o “mais verdadeiro” ou o “mais correto”, mas vários que são plenamente aceitáveis e praticados com regularidade. Podemos afirmar que uma Verdade pode ser dita de várias formas, todas elas passando a mesma mensagem.
Existe atualmente cerca de duzentos Ritos em uso no mundo, sendo que os mais praticados são o Rito de York (80%), Rito Escocês Antigo e Aceito (REAA) (12%) e Rito Moderno (7%). Por mais que o REAA não seja o mais praticado, é, certamente, o mais conhecido! Daí vem um sem fim de teorias conspirativas, suposições mirabolantes, afirmações infundadas e discursos exaltados sobre a Maçonaria, baseados neste Rito. Mitos e crenças criados sobre o número 33, símbolos maçônicos, águia bicéfala, pelicano, Ordens Rosa-Cruz e Templária, entre muitos outros, figuram aos montes na internet, nos cultos religiosos e no ideário popular, que obscurecem a realidade e se afirmam como falsas-verdades de difícil desambiguação.
Mas como surgiu o REAA? Qual sua origem?
O Irmão Kennyo Ismail escreveu no Blog “No Esquadro”, em 25/02/2011, o seguinte (http://www.noesquadro.com.br/2011/02/origem-do-reaa.html):
Se você responder que a origem do REAA é escocesa, você não estará de todo errado. A base do Rito é tida como levada pelos Stuarts e sua corte, quando exilados na França. Todos eram de famílias escocesas.

Já se você responder que a origem do REAA é francesa, isso não será um equívoco. O rito só criou forma na França, onde foi batizado como “Rito de Heredom”, possuindo 25 graus, e a partir de onde foi difundido.
Por último, se você responder que a origem do REAA é americana, não terá como desmenti-lo. Foi nos EUA que surgiu o termo “Rito Escocês Antigo e Aceito” para denominar o sistema composto pelos 25 graus do Heredom e mais os 08 graus lá criados, formando o sistema de 33 graus como é praticado hoje. Nos EUA nasceu o 1º Supremo Conselho do REAA no mundo, em 1801.
Segue quadro comparativo entre os Ritos de Heredom (de Perfeição) e REAA:
Nota-se que do Rito de Perfeição (ou Heredom) os Graus 7 e 8 tiveram sua ordem invertida ao passar para o REAA, o mesmo que ocorreu com os Graus 20 e 21. O Grau 22 foi dividido em 6 – foram acrescentados outros 5 – e os Graus 23, 24 e 25, divididos em 2 Graus cada. Ou seja, o REAA com 33 graus, como conhecemos hoje, tem pouco mais de 210 anos. Já a Maçonaria, como instituição, tem uma origem muito anterior, cuja data exata é incerta e depende do ponto de vista que se use para encarar a sua real “origem”.
Livros como “O Símbolo Perdido”, de Dan Brown, pecam terrivelmente nessa questão de correlação temporal. Mas como obra literária, pode se dar o luxo de não ser fiel aos fatos históricos. O problema está em quem crê em situações fictícias e deturpa a realidade, por dolo ou não, disseminando uma informação inverídica e, na maioria das vezes, deletéria e contrária aos preceitos da Maçonaria e do REAA.
Outra coisa que acende o fogo dos militantes da Teoria da Conspiração é a divisa "Ordo Ab Chao" - Ordem no Caos - que figura juntamente com a Águia de Lagash, no emblema do Grau 33 do REAA. É o que basta para justificar o "desejo de dominar o Mundo" que aqueles afirmam ter a Maçonaria, ou seja, estabelecer uma nova ordem mundial controlando tudo o que é caótico, por exemplo, a política, a religião, a economia e o que mais criatividade mandar! Na realidade, "Ordo Ab Chao" tem dois sentidos: na prática, significa uma tentativa de ordenar o caos em que se encontrava a Maçonaria, com sua discrepância de Ritos e ensinamentos, em uma tentativa hercúlea de unificar e padronizar todo o conhecimento maçônico que se tinha na época em um Rito que poderia preservar os usos e costumes Antigos e ser ao mesmo tempo ser Aceito por todos os Maçons do Orbe. A segunda interpretação é simbólico-filosófica e diz respeito ao Maçom colocar ordem em sua vida, para aprimorar-se globalmente - intelectual, moral, civil, cultural e emocionalmente - livrando-se do caos que o mundo nos infringe e que o espírito humano apresenta por sua própria essência.
Bem, mas a ignorância (no sentido de não conhecer a verdade) dos leigos é de certa forma perdoável. O problema mesmo é a ignorância de alguns maçons pouco afeitos à investigação da verdade, aliada à Soberba e à Vaidade (vícios inclusive combatidos pela Maçonaria), que se deixam levar por falsas informações e apregoar Vantagens e Virtudes do Rito e da Maçonaria que não procedem.
O REAA é apenas mais um Rito entre tantos da Maçonaria; é tão somente outra forma de se ensinar aos Iniciados a elevação dos sentimentos bons e puros, para que este possa ser um fator de mudança e melhoria da sociedade, iniciando por si próprio.

Fraternais Saudações
.'.


8 comentários:

  1. É óbvio que a fórmula Ordo Ab Chaos,utilizada pelo REAA, se refere à criação do Mundo, nada mais.

    ResponderExcluir
  2. É seu o direito de ser Maçom, bem como de ser enganado, não é apenas um é um dos muitos! A maçonaria esta registrada na Bíblia Ezequiel 8 15 16 17 Não precisa acreditar escolheu seu próprio caminho e permitiu ser enganado, este será o seu fim! Pena que você tem uma alma!Ela é muito valiosa, mas, você não pode saber o valor!

    ResponderExcluir
  3. MAÇONS DESGRAÇADOS AMALDILDIÇOADOS EXCOMUNGADOS VAO VOCES ESTE DEUS DE MERDA TOMARE NO CU IMBECIS DU CARALHO TEM CORAGEM DEIXA O COMENTARIO NO TEU SITE AI

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O grande arquiteto do universo, mesmo sabendo o que você disse ira lhe perdoar porque não sabes o que diz. " não atireis coisas santas aos cães e nem pérolas aos porcos, para que não as pisoteiam-nas e se voltem contra vocês"

      Excluir
  4. Com toda essa ignorância se apresenta com o nome de "verdade verdadeira" kkkkkkk é um demente.

    ResponderExcluir