terça-feira, 27 de agosto de 2013

DESABAFO DE UM MÉDICO SOBRE A POLÍTICA DE SAÚDE ATUAL DO BRASIL

http://www.youtube.com/watch?v=ybysrwqP-Wo


Tenho um grande colega e amigo que ontem (26/08/2013) escreveu um desabafo na sua página do Facebook sobre a atual política de saúde que está sendo instituída no nosso Brasil, empurrando goela abaixo dos brasileiros uma forma de atendimento de saúde com propósitos duvidosos e completamente arbitrário, em desacordo com a opinião das classes trabalhistas envolvidas e colocando em risco nossa sociedade. 
Segue o texto do Dr. Igor Rafael Sincos, cirurgião vascular e endovascular.


Eu vejo comentários aqui no FB de várias pessoas a favor de médicos cubanos.. Impressionante a capacidade de marketing desses Petralhas. Conseguiram jogar a culpa nos médicos playboys e mercenários.. Os Cubanos são doutores altruístas, preocupados com o bem estar dos pobres e bla bla... Propaganda!
Prognóstico reservado para nossa democracia.
Se a seleção ganhar a copa, esses caras se fortalecem ainda mais e nós próximos 50 anos estaremos nesse novo comunismo lulopetista (ditadura disfarçada).
Pessoas de bem... meus amigos.. Entendam o que nós médicos estamos alertando! Não nos importamos com a concorrência cubana. Não é reserva de mercado. Nossa clínica esta garantida...
Estamos indignados por causa da falácia, do marketing.. Do dia para noite bolam um plano fantástico de trazer saúde para os brasileiros, mandando dinheiro para Cuba e importando médicos fantásticos a conseguem cuidar dos pobres com poucos recursos (os médicos brasileiros são como os americanos-precisam de muita tecnologia p alcançar essa mesma magica)
Mas... Quem nos acusa de hipócritas e mercenários.. Se tiver um câncer ou um aneurisma, vai vir operar com nossa equipe no Einstein. Ou será que o super doutor cubano vai ter um remedinho que cure doença grave no posto de saúde?
Eu estudei muito... São 6 anos de faculdade e 10 anos de formado com residência, especialização ate o doutorado. Meus pacientes vão continuar me procurando mesmo que venham 100.000 cubanos...
Medicina para mim eh uma paixão. Vivo 24 horas medicina. Alias toda minha família. Esta no nosso sangue...
Minha indignação com esse governo cada vez mais comunista reside na forma como eles estão manipulando as informações, desviando a responsabilidade deles para toda uma classe que trabalha muito (mas muito mesmo), e sem apresentar uma medida concreta e efetiva a longo prazo.
Medicina é difícil, custa caro. Curar um câncer, ou uma doença grave, precisa de diagnostico preciso e rápido. É necessário agilidade. Operar em dias, recuperação em UTI. Antibióticos e remédios caros...
Essa ilusão Cubana, é medicina da década de 30! Utopia.. Como tudo nesse PT! Um sonho ultrapassado de paraíso e sociedade igualitária..
Se esse Cubano identificar uma massa pélvica, e pedir um Ultrassom, quando paciente voltar 6 meses depois com metástase, não vai ter mais jeito. Esse eh o principal motivo de abandonarmos o SUS cada vez mais.. Não tem suporte p cuidar direito dos pacientes. Ninguém aguenta ver pessoas morrendo por falta de exames diagnósticos, vaga de cirurgia, de material, vaga de uti e tudo o mais...
Se vc defende medico cubano para os pobres... Vc eh hipócrita! Quero ver vc ir tratar um câncer de mama, ou ter seu filho num hospital de quinta categoria com os cubanos! Topa?
Para os pobres pode um semi-medico? Mas vc quer vir p Einstein?
Nem validar o diploma eles querem! Eu fui para os EUA! Fiz o board americano- passei com 95 e 99. Estudei igual retardado.. Sou médico lá tbm. E é assim em todo pais democrático, França, canada, Inglaterra..
Um país decente só deixa um médico tratar de seus cidadãos se ele comprovar sua capacidade técnica e de linguagem.
Ouvi ate dizerem que os médicos cubanos irão exigir Saneamento básico?...
Quem diz essas coisas não trabalha com medicina.
Os programas de PSF do Brasil mapeiam os bairros, identificam focos de hepatite A, dengue e outras doenças relacionadas a falta de esgoto e agua encanada. Eh tudo repassado para os prefeitos lixos! Eh cobrado e muito! E vc acha q com o cubano isso vai resolver?
Saneamento básico, não devia nem ser discutido.. Pois eh inacreditável um governo deixar seus cidadãos em condições medievais. E vc precisa saber.. A culpa não eh do medico., eh sua! Vc que votou nesse prefeito porcaria, que só desvia dinheiro e não resolve o básico do básico.
O alerta esta sendo dado por 99% dos médicos brasileiros (os únicos a favor são o Padilha e sua máfia). O alerta esta sendo dado pelos seus médicos, seus médicos brasileiros, que se preocupam com sua saúde, com seu futuro e de seus filhos.
99% dos médicos brasileiros não podem estar errados..
Esse plano de medico cubano, é falácia, é irresponsável. A Dilma só pensa na reeleição. Por isso contrato de 3 anos...
As entidades medicas têm proposto medidas e planos há 12 anos. Os PTralhas nunca deram atenção p a saúde. Sempre cortaram o dinheiro. Todo ano acaba o financiamento.
Levaram esse plano absurdo sem discutir com as sociedades medicas, sem apoio algum, de forma arbitraria e ditatorial por MP.
Escutem nosso alerta! É tudo propaganda!
Temos de tirar esses PTralhas do poder ano que vem.. Nosso país esta afundando. Eles lidam da mesma forma com todos os problemas. Precisam se perpetuar no poder desviando o foco e transferindo responsabilidade.
Nosso pais não eh socialista/comunista! Somos uma republica democrática, e temos o poder de mudar para melhorar escolhendo bem os representantes.
Não caiam nessa propaganda mentirosa. Escutem nosso alerta. Escutem o alerta de todos os médicos decentes desse país! O futuro de nossos filhos está em risco!

4 comentários:

  1. Essa história de trazer médico cubano com 40% do salário, já que o resto vai para o governo cubano, é um absurdo!
    Tinha que ser ideia da Dilma e sua gangue!!

    ResponderExcluir
  2. Flávio Luiz da Costa27 de agosto de 2013 às 20:53

    VIA FACEBOOK: Acho que as palavras estão quase certar mais o foco esta errado. Não há médicos em nosso País... que queiram trabalhar nos bolsões de pobrezas. Morei num município pequeno, e posso garantir, uma das maiores dificuldades era encontrar médicos que lá fossem trabalhar. Ah se tinha condições de trabalho? Tinha sim... um hospital público/particular ou o inverso (explicar não é boa hora), no entanto a cidade era longe de grandes centros e a infraestrutura do município não era a 'sonhada'. O salário, bem, não era dos piores??? No ano de 2004 eram oferecidos valores próximos a R$ 10 mil, o que não me parece algo ruim. De fato não consigo entender o custo da medicina, e por pura falta de conhecimento mesmo. Mas acredito que alguns valores devem ser ponderados, mensurados e recalculados, principalmente o da vida HUMANA. A propósito, nesta cidade do interior em que morei, quem se dispôs a socorrer a população foi uma médica brasileira formada numa universidade CUBANA... me desculpe Dr. Diego... você disse algumas verdades, mas estas verdades não conseguem chegar a todos os longínquos lugares de nosso País... que inquestionavelmente os médicos brasileiros também não querem ir.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Flávio. Tudo bem com vocês? Então, sua colocação é verdadeira: a maioria dos médicos não quer ir para cidades muito pequenas ou para bolsões de pobreza… Mesmo com promessa de infra-estrutura e com bons salários. Ninguém quer ser desbravador de sertões, fazendo medicina apenas com um estetoscópio, um aparelho de pressão e muita boa vontade! Em grandes centros, cheios de hospitais, faltam medicamentos, insumos e equipes de apoio e suporte (ter só o hospital montado e não ter o material de trabalho não dá). A grande questão que ninguém coloca (e que pesa muito) é a falta de suporte legal, civil e/ou penal para esses médicos desbravadores: Se você é o único médico de uma localidade, o próprio código de ética médica diz que você não pode negar a atender quem necessite da sua ajuda; logo, você estará de "plantão" permanente, 24 horas ao dia e 7 dias por semana! Conhece algum outro profissional que trabalhe assim? Tenho colegas que que foram para o interior (região central de Santa Catarina, que nem é tão bolsão de pobreza assim) e corriqueiramente era acordados por pessoas que "exigiam" serem atendidas aquela hora (mesmo que o caso fosse só uma patologia não grave) pois ele era O médico da cidade! Outro colega, em outra cidade do interior, teve que fazer um parto de emergência (ele não era obstetra, era um generalista) e bebê nasceu com problemas sérios de saúde. Resultado: teve que sair da cidade para não ser linchado pela população! Tudo bem; são situações pontuais! Mas situações pontuais ocorrem todos os dias no nosso País. Vamos imaginar que a cidade realmente tenha leitos hospitalares, medicamentos, funcionários e um médico, mas que seja distante de um grande centro; então chega um paciente com um caso grave que necessite cirurgia emergencial, algo neurológico ou cardiovascular. Este paciente necessitará ser transferido para o grande centro onde possa ser tratado, contudo, surgem outras questões: o paciente aguentaria a transferência? existiriam meios para que a transferência ocorresse de forma rápida e segura? quem se responsabilizaria pela integridade física do paciente até que chegasse no seu destino? (legalmente, o médico que solicita a transferência é o responsável pelo paciente.)
    Bem… de qualquer jeito os médicos estrangeiros estão chegando (pura manobra político-eleitoreira)… O tempo dirá o que é ou não é o melhor…

    ResponderExcluir
  4. Caro irmão Diego Almeida! Muito boa matéria e a colocação de seu colega de profissão em relação aos médicos cubanos e a situação da saude atual.
    Resumindo e assinando em baixo toda declaração por voces citadas deixando claro meu apoio a classe médica, pois também sou profissinal de saude publica categoria técnico de enfermagem,venho atraves do comentário explicar porque todo profissional de saude TEM DIREITO de se impor em relação a conduta :
    NEGLIGÊNCIA- Não podemos negar socorro claro a prioridade é quem tem risco iminente de vida!
    IMPRUDÊNCIA- Isso justifica a conduta de qualquer bom profissional de saude , principalmente no que diz respeito a saude publica...trabalhar sem recurso é risco para nossos registros profissional. Eis porque concordo com voces! Seria imprudencia de nossa parte concordar em trabalhar com recursos falhos e nulos do sistema unico de saude...
    IMPERICIA seria caso não ter especialização para um determinado procedimento ou conduta e ser pressionado a fazer pois acham que se estamos em saude publica somos resolvedores de problemas...gestores de saude publica nao respeitam esse critério médico. Não é porque um médico é generalista que ele seja obrigado a fazer tudo...tem direito de se recusar sim!
    Eu sou profissional de enfermagem mas me consulto sim com médico particular e medicina de qualidade custa caro sim!Mas vale a pena!
    Não me conformo do governo ao inves de gastar esse dinheiro para melhorar a qualidade do sistema , estao dando para Cuba e seus "companheiros" . Me revolto que muitas medicações úteis foram tiradas de circulação , o governo sempre deixa a gente sem condições de atender a população...E nós da ponta ouvimos por conta disso todos os dias...NÓS DA ENFERMAGEM ABSORVEMOS O DESCONTENTAMENTO DO POVO E A FURIA DEVIDO AS FALHAS DO SISTEMA UNICO!

    ResponderExcluir