sábado, 18 de fevereiro de 2012

O QUE ESTÁ HAVENDO COM OS MÉDICOS???

(http://www.sadalla.com.br/website/int-pt/index.php?id=pacientes&area=doencas&pagina=pterigio)


Em uma rápida pesquisa na Wikipédia, podemos descobrir que "o pterígio é um espessamento vascularizado da conjuntiva de forma triangular que se estende do ângulo interno (nasal) do olho em direção à córnea. Não é infeccioso, mas pode afetar a visão. Pode ser tratado através de remoção cirúrgica."
No caso, é uma patologia oftalmológica e sendo assim, tratada pelo oftalmologista (oculista, como costumam nominar os leigos). 
Imaginem então, qual não foi a minha surpresa quando, em meu consultório, recebi uma paciente com queixa de "vasinhos nos olhos". Para quem não sabe, eu sou cirurgião vascular.
Bem, vocês diriam, a paciente é leiga e não tem culpa de achar que "vasinhos nos olhos" é da competência de quem cuida dos vasos, não é mesmo? Pois é, até seria assim, se na verdade a paciente não viesse por encaminhamento de outro médico. Mas um médico generalista, um recém-formado, talvez, ainda com pouca experiência? Não!!! Pasmem (como eu também fiquei pasmo!); a paciente veio com encaminhamento de um oftalmologista! Exatamente isso: um oftalmologista - cujo nome preservarei por questões éticas, mas que com certeza jamais indicarei para alguém - encaminhou para mim, um cirurgião vascular, um paciente com queixa oftalmológica, com solicitação de "avaliação e conduta para telangiectasias de conjuntiva". Confesso que o termo é novo para mim… contudo, em uma breve inspeção da paciente, na minha relativa ignorância em relação aos conhecimentos oftalmológicos, julguei que o que aquela paciente tinha era um processo inicial de pterígio, algo relativamente semelhante com a foto postada acima. Com o máximo de discrição e jeito que pude ter, tentei orientar a paciente a procurar uma segunda opinião de outro oftalmologista, ao que ela de pronto aceitou.
Por Cristo!!! O que está acontecendo? Profissionais que se especializam em uma área e encaminham para outros justamente casos pertinentes a sua especialidade! Logo, teremos ortopedistas encaminhando fraturas para o fisiatra; Cardiologistas mandando pacientes com insuficiência cardíaca descompensada para o nefrologista; Neurologistas recebendo pacientes esquisofrênicos de seus colegas psiquiatras; E vasculares atendendo tudo quanto é "problema de má-circulação" e "dores nas pernas" encaminhados por tudo quanto é especialista… Como diria meu amigo, sócio e ex-professor, Dr. Jorge Timi, "seria o vascular um pernólogo", já que nossa especialidade acaba atendendo pacientes com dores nos membros inferiores das mais diversas etiologias e, na maioria das vezes, não relacionadas com quadros vasculares.
Mas não para por aí o meu estarrecimento em relação à situação da classe médica. No domingo, dia 12 de fevereiro, passado, ocorreu em nossa cidade de Curitiba, um concurso público municipal para compor o quadro de funcionários para o Hospital do Idoso Drª Zilda Arns, CMUMs (Centro Municipal de Urgências Médicas) e SAMU (Serviço de Atendimento Médico de Urgência), nas mais diversas áreas. Por conta disso, os médicos que trabalham atualmente nos CMUMs terão seus contratos encerrados em pouco tempo e, aqueles que intentavam manter seus postos, obrigatoriamente precisaram prestar o concurso. Ocorre que uma parcela imensa desses profissionais não atingiram a nota de corte de 60%!!! Ou seja, acertaram menos de 24 das 40 questões da prova! 
O que é pior, é que diante disso, já há rumores de que a nota de corte da prova será reduzida para que se possa preencher as vagas de médicos nos CMUMs. 
Verdade ou não, é um absurdo saber que nossos colegas estejam tão despreparados. É aterrador ver que os profissionais saem tão mal-formados de suas faculdades e/ou residências médicas. É entristecedor ver tantos médicos ensimesmados, endeusando-se, quando na verdade, não passam de simples seres humanos imperfeitos e falhos como todos os demais!
O que está ocorrendo com nossa sociedade? Com nossos profissionais? E então, nesse assunto, não só na área de saúde, mas com todos os setores laborativos. Como é possível nossas universidades despejarem no mercado miríades de recém-mal-formados a cada semestre? Onde está o seu comprometimento com a educação e com a formação desses indivíduos que, muitas vezes, trabalharão com o público, para a população, prestando-lhes serviços nas mais diversas áreas, inclusive, em  setores vitais como saúde, segurança e educação?
Confesso que pensando no tema fiquei um pouco decepcionado e deprimido, mas também, tive mais certeza da importância de fazer meu trabalho sempre melhor, não me contentando em oferecer qualidade, mas sim, excelência!
Fraternos Abraços
.'.


11 comentários:

  1. Concordo com vc Diego que cada vez mais ocorrido erros absurdos na medicina, mas então meu velho amigo venho lhe pergunta e nós que moramos no interior que os medicos que não conseguem passa aí nessas provas conseguem empregos aqui sem fazer nem um esforço, porque todo dia aparecem empregos nessa area na televisão. Sei exatamente das complicação de morar no interior do nordeste e que varias vezes já apareceram medicos que tinham até perdido do CRM, rsrsrrsrs.Mas como não penso só nas doenças e sim na alegria de estar viva cada dia, acabo me acostumando com a situação. Imagino a sua indgnação, pois vc cmo um exelente profissional que é, fica revoltado com tanto despreparo!!!! Felicidades!!!

    ResponderExcluir
  2. Caro Diego, o que posso lhe dizer a respeito deste fato ocorrido, é que, talvez, este não seja o primeiro e nem o último caso que irá receber. Pois, podemos dizer que a formação acadêmica de Medicina mudou o seu curriculum. O aluno entra no primeiro ano já tendo contato com o paciente sem ter visto materias básicas, como: anatomia, fisiologia, propedêutica ( semiologia ), dentre outras. No meu ponto de vista, insignificante, não concordo, mas para especialistas na área sim. Mas no seu caso, no meu ponto de vista administrativo, ocorre, também muito casos do profissional Médico até fazer o diagnóstico correto e saber a contuda ( tratamento), mas é conveniente mandar para outro colega. Talvez, por ter atendido muitos pacientes, tentando se livrar,momentaneamente do paciente, encaminha para outro Médico. Ou, por não querer trabalhar, mesmo, encaminha a outro.. Pode ser várias hipóteses... Porém, como já relatei não será a primeira e nem a última vez. Mas sendo vós um profissional justo, como conheço, irá atender o paciente de forma humana. E sempre caminhando em busca da perfeição. Um TFA...

    ResponderExcluir
  3. MEU AMADO
    LENDO TEU ARTIGO, CADA VEZ MAIS ME CONVENÇO QUE NÓS BRASILEIROS, SOFREMOS MUITO! SOFREMOS TODO DIA, TODA HORA, EM TODAS A SITUAÇOES
    (NAO AGUENTO MAIS GREVES...ENTRE OUTRAS).
    E NA AREA MÉDICA ENTAO, TA COMPLICADO. VEJO QUE QUEM TEM MAIS DINHEIRO, FAZ O CURSO QUE QUER. AS UNIVERSIDADES ACEITAM PESSOAS SEM PREPARO, SEM VESTIBULAR, SEM NADA. APENAS COM MUITO DINHEIRO. CHEGAM A COBRAR, E FICO HORRORIZADA COM ISSO, MENSALIDADES DE RS 5.000,00.
    E A VAGAS PRECISAM SER PREENCHIDAS.
    DAI VEM OS PROFISSIONAIS QUE VC MENCIONOU E QUE NOS CHOCAM.
    MEU QUERIDO DR.DIEGO, UMA BOA UNIVERSIDADE REQUER MUITO DO CIDADAO,E NAO FALAMOS DE DINHEIRO,
    VOCE É A PROVA DISSO, VOCE QUE TANTO BATALHOU NA FEDERAL, NOSSO ORGULHO.
    TE DOU PARABENS!!
    CONTINUE ASSIM,CONTINUE...

    ResponderExcluir
  4. será que não foi um engano do jovem médico...

    ResponderExcluir
  5. Por Deus do Céu que eu espero que tenha sido realmente apenas um engano… Grosseiro engano!

    ResponderExcluir
  6. É triste ver esse tipo de coisa; e não é só na profissão de médico. Mas enfim, fazer o que né, a maioria dos médicos se acham deuses, que sabem tudo...

    ResponderExcluir
  7. Não é bem como a Márcia relata, a grande maioria dos Médicos estão sendo massacrados pelo sistema atual. A maioria dos Médicos ficam em SP, pois encontram condições de trabalhos adequados e colegas ( raros ) que lutam por eles, tentam coibir este tipo de atitude e também verificam suas condições técnicas, o que talvez não aconteça no Interior ou outros estados. O que não está fácil exercer esta profissão...

    ResponderExcluir
  8. Oi Amigão!!! Me lembro do dia que eu te comentei que eu detesto ir em médico.... além do despreparo que eu sinto da parte deles mesmo sem ser médica, ainda não sou levada à sério (várias vezes isso aconteceu). Um dia estava com dor de garganta, o médico me atendeu como se eu estivesse ali para matar trabalho e me deu um monte de remédio que só me piorou... resultado: me auto-mediquei e melhorei. A consequencia é cada vez menos confiar.... o que é muito triste. Um abração e obrigada pelo seu compromisso com a sociedade de ser um bom médico.
    Maria Jacqueline S Biermeier

    ResponderExcluir
  9. Cara, Sra maria, este comentário que o Dr. Diego postou não pode ser considerado um caso isolado. Contudo, não devemos também achar que é via de regra. Pois, como coloquei na outra postagem, aqui em São Paulo, no meu Instituto, ao qual o Dr. Diego já foi parceiro, fazemos acompanhamento da parte técnica dos Médicos para tentar evitar esse tipo de acontecimento.

    ResponderExcluir
  10. Olá meu querido genro!!
    È apavorante o que está acontecendo,eu sou testemunha do que vc postou.
    No dia a dia, eu vejo ou escuto comentários de situações,em que ocorrem com o despreparo dos médicos,com erros,ou mesmos com precriçoes absurdas,em que a enfermagem morrem de medo em executar.
    Esse concurso, foi um fiasco com os nossos médicos,que muitos não conseguiram alcançar a média..
    Mais nós estamos com mais medo dos futuros médicos que iram assumir os CMUMS,que muitos deles não tem experiência em PA,são recem formados.
    Que Deus nos protega..Beijos

    ResponderExcluir